quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Direito à vida - Edmilson apóia luta contra o desmatamento em Moju

Com a floresta devastada, qual será o futuro das famílias ribeirinhas na Amazônia?


O desmatamento ilegal da área conhecida como Jupuubinha, localizada no município de Moju, levou o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) a protocolar moção em apoio aos moradores daquela região, na sessão ordinária desta quarta-feira, 31, na Assembleia Legislativa do Pará. As famílias da área se sentem ameaçadas pela implantação do projeto da empresa Palma Amazônia Florestal Ltda, que promoverá a derrubada de árvores e a destruição das condições de sobrevivência das famílias que tradicionalmente se sustentam da pesca e da coleta de frutos.

Em 15 de outubro do ano passado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) suspendeu a implantação do projeto, mas, segundo relatos de moradores da área, o desmatamento ilegal foi retomado e em breve serão instaladas serrarias e fornos para a produção de carvão vegetal. Segundo Edmilson, se esta informação for confirmada, “estaremos diante de um crime ambiental que não poderá permanecer impune.”

A moção de Edmilson parabeniza os moradores de Jupuubinha por permanecer no local, resistindo à instalação do projeto para garantir os direitos à sobrevivência. O documento também apela para as autoridades estaduais e federais tomarem medidas urgentes e eficazes para investigar e punir todos os eventuais crimes ambientais que estariam ocorrendo naquela área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário