quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Denúncia - Privatização do lixo em Belém é criticada na Alepa

A privatização do lixo na Prefeitura de Belém, aprovada pela Câmara Municipal esta semana, repercutiu negativamente no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, na sessão ordinária da última quarta-feira, 28. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) disse que é “suspeita” a privatização dos serviços de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos. Ele especulou que a operação servirá para beneficiar uma empresa ligada ao prefeito Duciomar Costa (PTB).

“Está se cometendo um crime contra o presente e o futuro do povo de Belém, transferindo à gestão privada um serviço absolutamente essencial”, destacou Edmilson. Ele também apontou contradição da administração municipal, que perdeu o prazo estabelecido em lei federal, expirado em agosto, para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), que definiria a gestão estratégica do setor com participação popular. Portanto, hoje, Belém se encontra em situação irregular e impedida de receber recursos da União.

Edmilson lembrou o protesto das ongs No Olhar e Rede Voluntária de Educação Ambiental e também do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis, preocupadas com o destino de centenas de famílias que sobrevivem da coleta e reciclagem no aterro do Aurá. Como prefeito da capital, por dois mandatos (1997 a 2002), Edmilson recebeu, entre outros prêmios, o de Prefeito Criança, em 1999, pela Fundação Abrinq devido à erradicação do trabalho infantil no Aurá através do projeto Sementes do Amanhã; e a classificação do Projeto de Biorremediação do Aterro Sanitário do Aurá entre as 46 melhores práticas de saneamento ambiental em todo o mundo no Prêmio Dubai, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000.

“É possível e indispensável tratar a gestão pública com honestidade, eficiência e ampla participação popular. Não existe outro caminho para combater e extirpar a prática da rapinagem do dinheiro público que se infiltra na administração como um verdadeiro câncer. Infelizmente, a maioria da Câmara Municipal de Belém, talvez sob influência de pressões tão suspeitas quanto inconfessáveis, pode ter perdido uma excelente oportunidade de remar contra a maré de malfeitos que insiste em macular a política brasileira”, criticou Edmilson.

Foto: Assessoria de Imprensa

2 comentários:

  1. É isso ai Edmilson, eles pensam que os trabalhadores das cooperativas ganham bem, mais não sabem que eles ganham muito mal, o Blog O Nosso Meio Ambiente também é contra a Privatização! Somos a Favor das Cooperativas.

    ResponderExcluir
  2. SE TERCEIRIZAÇÃO JÁ E RUIM, IMAGINEM PRIVATIZAÇÃO E POR 35 ANOS. SERÁ QUE A BELÉM AMBIENTAL, QUE É GERENCIADA PELO TESTA DE FERRO DO DUCIOMAR, É QUEM VAI GANHAR A CONCORRÊNCIA OU VÃO CRIAR UMA OUTRA DE FAIXADA.

    ResponderExcluir