domingo, 11 de setembro de 2011

Memória Viva - Faleceu Sá Pereira, antigo militante comunista paraense


Na manhã de hoje, aos 82 anos, faleceu Carlos de Sá Pereira, antigo militante comunista paraense. Sá Pereira, como era conhecido por seus camaradas, estava internado há dias na UTI do Hospital Adventista de Belém.
Nascido em Belém de pais portugueses em 3 de agosto de 1929, Sá Pereira militou durante décadas no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi líder estudantil e dirigente sindical da área petroleira. Na década de 50, após ingressar na Petrobras através de concurso, abraça a militância comunista, tornando-se um de seus mais destacados militantes.
Foi preso em 1º de abril de 1964 pelos militares golpistas. Permaneceu sete meses detido, período em que foi demitido da Petrobras e cassado de seu cargo no Sindipetro.
Em 2001, abandonou o PCB para se filiar ao PSTU. Durante todo esse tempo Sá Pereira era presença marcante nos atos no 1º de maio e demais passeatas de movimentos sociais.
Sua história de coerência e de dedicação à causa do socialismo deve servir de exemplo às atuais e futuras gerações.
O velório está sendo realizado na Capela do Recanto da Saudade, na Diogo Moia. O enterro está previsto para ocorrer às 17h em um cemitério particular na região metropolitana de Belém.


Foto: Cabanos&Camaradas, de Alfredo Oliveira, edição do autor, Belém, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário