segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Humanos Direitos - Edmilson lembra Belo Monte em sessão especial contra mortes no campo

Edmilson denuncia a grilagem e a impunidade que agravam a violência no campo


O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) destacou a preocupação com o futuro da segurança pública na região do Xingu devido à construção da hidrelétrica de Belo Monte, durante a sessão especial que debateu providências para solucionar a morte no campo, no Pará. “Se for repetir o modelo histórico que não cria estrutura para atender a população, terá conflito urbano. A tensão já se apresenta (no Xingu). Nenhuma das 40 condicionantes foi cumprida”, disse. O evento aconteceu no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 12.
Na sessão, Edmilson citou os assassinatos de Dezinho e dos extrativistas José Cláudio Gomes e Maria do Espírito Santo, exemplificando as vidas de lideranças do movimento social que foram ceifadas em prol de interesses econômicos e políticos.
“A grilagem de terras e a impunidade geram e agravam a violência no campo, exigindo o fortalecimento do aparato do Estado. Os grandes projetos agravam a situação, acentuando a ausência do Estado em todas as áreas: saúde, educação, agrária e agrícola, entre outros. A polícia e a justiça estão sempre tentando correr atrás do prejuízo e sem conseguir atender a um espiral crescente de violência”, destacou o psolista.
A sessão foi solicitada pela Comissão de Direitos Humanos da Alepa, por meio dos deputados Edilson Moura (PT) e Zé Maria (PT).

Foto: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário