sábado, 10 de setembro de 2011

Educação Pública - Edmilson apóia luta por escola bilíngue para surdos

Edmilson participou de encontro sobre a educação de surdos, no auditório João Batista

Dezenas de participantes apoiaram a proposta de escolas bilíngues para surdos

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) participou na manhã desta sexta-feira, 9, de um encontro para discutir sobre a inclusão da população que sofre de deficiências auditivas nos processos de educação. Estiveram presentes, além de membros da sociedade paraense portadora desse tipo de deficiência, representantes de instituições que apoiam os direitos da população surdo-muda em Belém.

Uma das medidas apresentadas para contribuir e acelerar esse processo de inclusão foi a criação de uma escola bilíngüe para surdos, em que, além da linguagem de sinais, eles também aprenderiam a língua portuguesa, em modalidade oral ou escrita. Outra medida apresentada foi a da criação de um projeto de lei que defina a realização de concursos públicos para a admissão de professores graduados em Libras (Linguagem brasileira de Sinais). “Se a Assembleia aprovar um projeto de lei como esse, será uma grande vitória para a luta dos deficientes auditivos”, declarou Edmilson, elogiando a proposta.

Para o deputado do PSOL estas propostas precisam ganhar força nos debates do novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação na Câmara dos Deputados. "Será um grande avanço se for aprovada a emenda que estabelece o ensino obrigatório de Libras como disciplina obrigatória", comentou.


Fotos: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário