quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Memória Viva - Gonzaguinha: a voz que não se cala



Exatamente há 66 anos nascia Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, o imortal Gonzaguinha. Durante sua carreira como um operário da música brasileira ele fez de sua arte uma poderosa ferramenta para despertar consciências. Compositor e cantor, foi um artista de extraordinária sensibilidade e fortes laços com as raízes culturais do povo brasileiro.
Forjado na resistência contra a ditadura, Gonzaguinha foi até morrer prematuramente em abril de 1991 um militante da bela causa que luta para fazer do mundo um chão digno para toda a humanidade.
Neste momento em que os educadores paraenses anunciam o início de mais uma jornada de lutas contra o desrespeito do governo de plantão, vale a pena recordar que foi Gonzaguinha, em 1987, o único artista de renome nacional que emprestou sua voz à defesa da categoria que naquele momento era agredida com o desconto dos dias parados durante uma longa e difícil greve contra o governo Gueiros. O show solidário foi realizado no Ginásio da Escola de Educação Física e teve toda a renda destinada ao fundo de greve. Um gesto de tamanha grandeza não deve ser esquecido jamais.

Que viva o eterno moleque Gonzaguinha!
Que viva a luta do povo que tem fé no que virá!



Um comentário:

  1. Boa lembrança, companheiros. Gonzaguinha é um exemplo de artista engajado, suas músicas estarão sempre em nossas mentes e corações!

    Viva a luta dos trabalhadores!!

    ResponderExcluir