sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Humanos Direitos - CPI do Tráfico Humano realiza diligência em Marabá

A audiência pública da CPI do Tráfico Humano ocorre na Câmara Municipal de Marabá

O deputado Edmilson Rodrigues(PSOL) está em Marabá, sudeste do Pará, participando de atividades da CPI do Tráfico Humano, que desde ontem (15)realiza extensa agenda de trabalho para apurar o crime sobre outras duas abordagens do tráfico de pessoas: exploração de mão de obra em condições análogas ao trabalho escravo e de jovens atletas de futebol.
As audiências públicas ocorrem no novo prédio da Câmara Municipal e se estenderão até o final da tarde de hoje.

Realidade do tráfico humano

No comércio ilegal, o tráfico humano movimenta atualmente mais de US$ 12 bilhões por ano, segundo dados da ONU. A atividade compete apenas com o tráfico de armas. É comprovadamente a segunda prática criminosa mais lucrativa do mundo. Em 2008 cerca de 500 mil pessoas foram vítimas do tráfico humano na Europa. E desse total, 75 mil eram de brasileiros. Na maioria dos casos são jovens e mulheres, afrodescendentes com baixa escolaridade e desempregados, que são atraídos por promessas de bons empregos e uma vida melhor. Sem passaportes, lá são escravizados para atividades sexuais ou econômicas. A região amazônica também se insere neste mercado mundial, e é uma das que mais fornece vítimas para essas redes criminosas.
Estima-se que 500 mil crianças são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual no mundo inteiro. No Brasil, ao menos 25 mil pessoas estão sendo mantidas em condições análogas ao trabalho escravo. É um dever de toda a sociedade enfrentar esta questão.

Com informações do site da Alepa

Foto: Assessoria de Imprensa



Nenhum comentário:

Postar um comentário