quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O bom pastor - Dom Paulo Evaristo Arns completa 90 anos


Da Folha de São Paulo

Arcebispo emérito de São Paulo será homenageado em missa, marcada para 1º de outubro, na igreja São Francisco de Assis

AGUIRRE TALENTO

DE SÃO PAULO

O cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, completou ontem 90 anos com uma missa celebrada em sua casa, em Taboão da Serra (Grande São Paulo). Amigos íntimos e familiares estiveram presentes.
No dia 1º de outubro, a data será celebrada em público, com uma homenagem ao cardeal Arns na igreja de São Francisco de Assis.
O evento seria neste final de semana, mas foi remarcado para que o prefeito Gilberto Kassab pudesse estar presente na comemoração.
Aproveitando a proximidade de 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, patrono da ecologia, d. Paulo Evaristo Arns plantará uma árvore no largo São Francisco.
Ontem, o atual arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, foi quem celebrou a missa. Também esteve presente o cardeal d. Cláudio Hummes, que foi o sucessor de d. Evaristo Arns na arquidiocese. No início deste ano, o arcebispo emérito esteve 14 dias internado para tratar uma infecção na vesícula biliar.
Pessoas que estiveram ontem em sua residência disseram que ele estava animado e com boa disposição.
"Tive três famílias na minha vida: a primeira foi aquela na qual nasci, a segunda foi a ordem franciscana e a outra é a arquidiocese", afirmou d. Evaristo Arns, ao agradecer a presença dos amigos em sua casa.
Depois da missa, eles comeram um bolo de aniversário, que estava decorado com um grande número 90, em referência à sua idade.
D. Paulo Evaristo Arns nasceu em Forquilhinha, no interior de Santa Catarina, e foi nomeado arcebispo de São Paulo em 1970.
Foi proclamado cardeal em 1973 pelo papa Paulo 6º.
Ele ficou conhecido por sua luta a favor dos direitos humanos durante a ditadura militar. Na época, criou a Comissão de Justiça e Paz, que denunciava casos de tortura e assassinatos cometidos pelo regime militar, dando apoio às vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário