terça-feira, 13 de setembro de 2011

Homenagem - Deputados aprovam votos de pesar à família de Sá Pereira

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) protocolou requerimento de pesar à família do comunista Carlos Sá Pereira, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará, nesta terça-feira, 13. Ele faleceu no último dia 11.
Sá Pereira foi uma das principais lideranças da Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Petróleo nos estados do Pará, Amazonas e Maranhão, atual Sindipetro. Ele foi o o primeiro presidente da entidade, entre os anos de 1962 e 1964, até ser deposto do cargo pela ditadura militar, quando foi preso, demitido da Petrobrás e teve os direitos políticos cassados. Ele foi anistiado nos anos 80.
Em 1999, Sá Pereira foi homenageado pela Câmara Municipal de Belém com o diploma alusivo à comemoração aos 20 anos de sua anistia e, em 12 de janeiro de 2000, recebeu a Medalha “Francisco Caldeira de Castelo Branco”, à época em que Edmilson era prefeito de Belém.
“O requerimento é o reconhecimento da história de luta de Sá Pereira pela democracia brasileira, por justiça social e por sua grande contribuição às lutas sindicais neste País”, justifica o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário