sábado, 16 de abril de 2011

Visita a Belo Monte - Em defesa da vida e dos povos da Amazônia

Contra a tragédia anunciada, cresce a resistência popular (Brasília, 08/02)


O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol) acompanhou na manhã deste sábado, 16, a visita do Senado Federal a Altamira. Além de visitar várias áreas que serão alagadas quando a usina hidrelétrica de Belo Monte foi construída, o deputado também participou junto com a senadora Marinor Brito (PSol) de uma audiência pública que está sendo realizada na Casa da Cultura do município.

Durante a programação, o deputado conversou com moradores e lideranças populares da região e pôde constatar no local que a população ainda não foi informada sobre o projeto e muito menos convidada a participar do debate. “Muitas pessoas, aqui, só ouviram falar sobre Belo Monte pela televisão, o que prova exatamente aquilo que vemos falando que a população atingida está sendo deixada de fora do projeto e serão as maiores vítimas”, disse o deputado.

Engajado na luta em defesa do rio Xingu e da população amazônida, Edmilson destacou que a expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas migrem para Altamira, atraídas pelo projeto. “Ocorre que, atualmente, já existem cerca de 20 mil desempregados no município e com a vinda desse ‘exército’ de pessoas, haverá um número ainda maior de desempregados na região”, destacou o deputado.

“É bom destacar que especialistas comprovam que existem outras alternativas tecnológicas para geração de energia e que não geram os impactos sócio-ambientais que Belo Monte gerará. Por isso, é importante que se diga que ainda há tempo de mudar isso porque o que se está tentando fazer é um crime contra a vida, o meio ambiente e a soberania do país”, concluiu Edmilson, enfatizando que Belo Monte privilegia o interesse das grandes corporações empresariais nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário