domingo, 3 de abril de 2011

Caos na saúde - Morte em frente às câmeras



O caos na saúde pública na capital paraense voltou à mídia nacional. E de maneira trágica.
Foi no Globo Repórter exibido na noite de sexta-feira (01) em matéria da jornalista Graziela Azevedo (veja o vídeo postado no You Tube).
A morte de uma criança por falta de atendimento especializado no Pronto Socorro Municipal da 14 de Março expôs, mais uma vez, a gestão criminosa que há mais de seis anos vem demolindo os serviços municipais de saúde, em particular na área de urgência e emergência.
A trágica morte da pequena Ruth, tudo documentado pela equipe da Rede Globo, não pode ficar impune. Diante de imagens tão fortes, os gestores da saúde de Belém responderam com a mesma desculpa de sempre: a culpa sempre é da falta de verbas que devem ser cobradas do Estado e da União. É óbvio que as outras instâncias de governo também possuem sua parcela de culpa. A estrutura de atendimento à saúde está sucateada em todo o estado, numa cadeia de irresponsabilidade que há muito ultrapassou todos os limites suportáveis.
O que a matéria não disse, mas merece registro, é que esse quadro vergonhoso não é fruto apenas de incompetência. É um caso de descarado desvio de recursos públicos. Não é por outro motivo que os procuradores da República, no Pará, colecionam quase uma dezena de ações por improbidade, bloqueio de recursos e outras providências contra o prefeito Duciomar e seus secretários de saúde, em particular contra o atual, Sérgio Pimentel.
Para conhecer algumas dessas ações, clique aqui e aqui.

3 comentários:

  1. Não é " privilégio " do Pará, o caos na saúde, infelizmente o retrato que a realidade nos mostra é nacional, nem governo federal, nem governo estadual ou municipal se sensibiliza por estas pessoas.Entra gestão, sai gestão e o problema continua o mesmo, o cenário está marcado por má gestão, por desvio de verbas e outras coisas mais.Cadê a legislação do sus com sua bonita teoria, que a saúde é um direito de todos e dever do Estado.E para lembrar cadê o dinheirão da seguridade social das três esferas de governo.Pobre povo, que só é lembrado e achado em tempo de eleição.

    ResponderExcluir
  2. Edmilson,nós aqui do conjunto Promorar temos saudade de sua gestão,do saude da familia,do orçamento participativo,enfim.
    E tudo esse que esta acabou ou depredou,e as praças???As praças estão um lixo,magalhões barata,praça waldemar henrique,etc...todas um lixão a seu aberto,Conjunto PROMORAR em Val de Cans,está só buraco e lixo,lixão do promorar,Conj.CDP,é só mato.
    Se fica aqui vvou passar o dia inteiro,por estamos lhe esperando,obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  3. A sociedade vem passando por um caos na saúde, isso se da pela manipulação dos médicos que controlam que deve ter direito a saúde de qualidade.
    Como a medicina ainda é privilégio de poucos os médicos dão as cartas na saúde do Brasil, onde a iniciativa privada tem mais poderes que a publica, quantas vezes vimos nos noticiários que municípios pagam super salários mais mesmo assim não encontram médicos dispostos a morarem no interior, pois não é viável deixar de morar nas capitais onde tudo é centralizado como saúde, educação, segurança e conseqüentemente uma vida digna.
    Os médicos centralizam a saúde de forma que eles sejam unicamente os necessários na saúde por serem os salvadores de vidas com suas habilidade de cirurgias e conhecimento da anatomia humana, desprezando completamente outros categorias da saúde como fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, radiologistas, enfermeiros e principalmente a classe de mão de obra barata que é a classe dos técnicos de enfermagem, que estes saíram varias vezes nos noticiários com erros no atendimento ao paciente devido a classe ter que trabalhar em dois ou ate três empregos para ter uma vida mais ou menos, enquanto os médicos em apenas um empregos conseguem ter um padrão de vida de classe alta e nunca são penalizados quando erram em seus procedimentos inclusive em óbitos por negligencia, mas os escravizados dos técnicos que fazem 02 anos de curso e são proibidos de exercer sua atividade se não pagar a industria de dinheiro COREN são logos demitidos sem uma defesa ou sem ser reconhecido que errou por ser colocado pela sociedade como escravos da saúde.
    A solução seria aumentar as vagas de medicina nas faculdades, proibir que médicos tenham mais de um emprego publico, fazer com os planos de saúde não tenham autonomia na saúde do país, medico concursado tem que exercer suas atividades de forma honestas em cima da ética e ter exclusividade para a repartição que prestou concurso.
    Em especial tirar todos os médicos da administração publica, principalmente de ministro e secretario da saúde, mais em essencialmente como diretores de hospitais públicos, pois é desta forma que manipulam a saúde favorecendo sempre os planos de saúde e os hospitais particulares, fazendo com que um hospital publico não tenha um atendimento de qualidade e sim o hospital privado onde o mesmo medico atende o mesmo paciente, mas com um tratamento diferenciado, provando-se assim como funciona o cartel ou se preferirem a máfia da saúde na sociedade brasileira. Coibindo-se o enriquecimento de uma categoria em cima das outras e lutando contra a desigualdade entre os profissionais da saúde em prol de toda a população que paga impostos e ainda precisam pagar plano de saúde para usufruírem de direitos. Vejam exemplos do Canadá e cuba que tratam a saúde como uma coisa seria e essencial para o ser humano que vive em uma sociedade democrática e igual para todos.

    EXIGIMOS AÇÃO JA.

    ResponderExcluir