quarta-feira, 20 de abril de 2011

Humanos Direitos - PSOL denuncia extermínio de jovens no Pará


A violência no estado entrou em pauta na Assembléia Legislativa durante o pronunciamento realizado pelo deputado Edmilson Rodrigues na última terça-feira, 19. Ele citou os dados do relatório “Letalidade de Jovens e adolescentes no Pará”, divulgado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca – Emaús), que aponta que, dentre os 100 municípios mais violentos do país, nove fazem parte do território do Estado do Pará: Marabá, Ananindeua, Tailândia, Parauapebas, Marituba, Tucuruí, Belém, Paragominas e Castanhal.
O deputado destacou a realidade cruel que este fenômeno estabeleceu em nosso Estado. “A violência no Pará é uma realidade dramática, que está cada vez mais presente e atingindo a todos. E ela escolhe cor, idade e classe social para se manifestar com maior rigor e brutalidade”, disse Edmilson, destacando que a maior parcela da população que sofre com a violência é constituída por jovens, negros e índios.
Edmilson criticou os métodos racistas da prática da violência, principalmente homicídios contra os negros. “Chama a atenção o fato de que os negros têm três vezes mais chances de serem assassinados do que os brancos, mostrando o quanto os negros continuam sendo apenados por uma estrutura social altamente racista, excludente e preconceituosa”, destacou.
O deputado cobrou uma postura séria do Estado, a fim de sanar de uma vez por todas este problema. “Para romper de uma vez por todas este círculo vicioso perverso é indispensável que o Estado adote uma atitude séria e comprometida com a população, investindo em políticas públicas de prevenção e oferecendo oportunidades de educação, cultura e emprego à juventude paraense”, ressaltou.
Ao final, o deputado demonstrou firmemente seu apoio à parcela da população paraense que sofre com a violência. “O povo paraense, dotado de extraordinária capacidade de resistência, quer e exige uma vida melhor. E, nessa luta, sempre poderá contar com a firme e ativa solidariedade do PSOL”, concluiu.

Um comentário:

  1. Homenagem

    "O poeta do povo, do coração vermelho" descansa no alto de uma montanha, bem onde ela começa e na última fileira de um corredor fúnebre. Solitário, ele está num lugar onde é difícil prestar-lhe uma homenagem, onde sequer há espaço para pranteá-lo, onde o sol é inclemente e a aridez desconvida-nos a uma volta.
    Daqui há mais uns anos, ele finalmente sairá de lá para ganhar o ar e finalmente se espalhar por toda a bela Guanabara.
    Finalmente, pude te dizer adeus, Dimitri.

    ResponderExcluir