sábado, 30 de abril de 2011

História Viva - Há 36 anos os Estados Unidos eram derrotados no Vietnã


Na foto clássica de 30 de abril de 1975, em Saigon, a fuga desesperada de norte-americanos e de sul-vietnamitas quando da derrota final do governo títere de Nguyen Van Thieu. Era o ínicio da longa e penosa reconstrução do Vietnã reunificado, que levou décadas para sarar as feridas de quase 40 anos de guerra pela libertação nacional. Primeiro, contra a França (até 1954), depois contra a intervenção militar patrocinada por Washington (do início dos anos 60 até aquela data).
O saldo desta última guerra foi terrível: mais de um milhão de combatentes comunistas mortos, 200 mil soldados sul-vietnamistas e meio milhão de civis entre as vítimas fatais do conflito. Pelo menos, 50 mil soldados norte-americanos perderam a vida.

Um comentário:

  1. A perseguição do governo tucano contra o camarada Emílio precisa ser divulgada. Abraços camarada!
    indicalista pode ser preso

    Ontem houve uma reunião no Centro integrado de Governo, cujo prédio foi ocupado por manifestantes protestando contra a falta de nomeação de concursados - e ficou decidido que o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, vai ser preso sob a acusação de ter destruído o patrimônio publico, durante a passeata dos servidores públicos, quinta-feira. Está tudo filmado e nas imagens ele dá pontapés até quebrar o enorme portão de ferro da entrada do CIG. O comandante Noura pediu sigilo, porque estão providenciando uma ordem judicial de prisão contra ele.
    Postado por Franssinete Florenzano às 12:17

    ResponderExcluir