quinta-feira, 14 de abril de 2011

Democracia na Universidade - Edmilson denuncia repressão na UFOPA

Estudantes marcham por democracia na UFOPA (Foto: site da UES)

Professor e defensor histórico da educação de qualidade, o deputado estadual Edmilson Rodrigues manifestou nesta quinta-feira, 14, apoio à luta da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em defesa da democracia e por melhores condições de ensino.
Em seu pronunciamento em plenário, Edmilson denunciou a perseguição movida pelo reitor pró-tempore daquela universidade, José Seixas Lourenço, contra estudantes, professores e técnicos após a realização de ato de protesto durante a aula magna no último dia 18 de março. Com o protesto, estudantes e servidores buscavam dialogar sobre a imediata democratização da UFOPA, com a realização de eleição direta para reitor, além da constituição do Conselho Universitário, entre outras reivindicações.
Mas, a resposta do reitor foi instaurar, no dia seguinte à manifestação, três processos administrativos contra os docentes, funcionários e estudantes. “Os resquícios do autoritarismo ainda persistem em diversas instituições brasileiras, e devem ser combatidos incansavelmente. A universidade e a produção de conhecimento não podem se desenvolver com a asfixia da democracia”, declarou.
O documento será enviado ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, ao Ministério Público Federal (MPF), à reitoria da UFOPA, ao Diretório Central dos Estudantes (DCE – UFOPA), à União dos Estudantes de Santarém (UES), ao Sindicato dos Docentes e ao Sindicato dos Técnico-Administrativos da instituição.


Um comentário:

  1. PARABENS DEPUTADO PELA ATITUDE EM DEFESA DOS QUE NESTE MOMENTO ESTÃO SENDO PENALIZADOS AQUI NA UFOPA. POR ISSO, ASSIM QUE V.Sa. PREPARAR O DOCUMENTO SOBRE ESTES ACONTECIMENTOS NA UFOPA E ENVIAR PARA O MINISTRO HADDAD, DIVULGUE PARA QUE TOMEMOS CONHECIMENTO.OBRIGADO. ABRAÇOS

    ResponderExcluir