sexta-feira, 22 de abril de 2011

Belém, 400 anos - Rua João Alfredo, em três tempos




Rua Conselheiro João Alfredo, no coração do centro histórico de Belém, uma das mais representativas áreas do rico patrimônio da cidade quase quatrocentona.
De cima para baixo: época de ouro da "Belle Époque", com o bonde elétrico cortando seu traçado, a João Alfredo - antiga rua dos Mercadores - era ponto de encontro do comércio elegante e sortido da pequena "Paris tropical"; nos anos 60, após algumas décadas de lenta decadência, a via permaneceu com garnde importância econômica e social. O passeio nas tardes de sábado era uma tradição de gerações que se acostumaram a frequentar esta área nobre. Era mais quem não dispensava dar uma volta "lá embaixo", como se dizia à época. E, finalmente, o presente de descaso e abandono.
Prédios seculares vêm abaixo, vítimas de uma explosiva combinação de desleixo público e privado. A queda de mais um casarão na madrugada desta quinta-feira (21) é abre uma ferida na memória de uma metrópole que precisa reagir ao quadro de desmonte criminoso a que está submetida.
Para ver as imagens em detalhe, clique sobre elas.



Fontes: Fotos da rua João Alfredo: (1) cerca de 1900 (Álbum "Belém da Saudade", Secult, 2a edição, 1998, citado Oswaldo Coimbra, "Crônicas dos "jovens de 1886" - A origem dos fundadores da primeira escola de engenharia do Pará, Prêmio Literário Barão de Guajará - Crônicas, Academia Paraense de Letras, 2009); anos 60 (Belém - Estudo de Geografia Urbana, Antônio Rocha Penteado, UFPa, 1968); dias atuais (Shirley Penaforte, O Liberal, 22.04.2011, Caderno de Polícia, P1).


Nenhum comentário:

Postar um comentário