sábado, 17 de março de 2012

Direito ao futuro - Edmilson e PSOL assinam compromisso com o Programa Cidade Sustentável

Edmilson fala aos participantes do evento observado por Oded Grajew, coordenador nacional da Plataforma Cidades Sustentáveis (Foto: Assessoria de Imprensa)

O deputado estadual Edmilson Rodrigues e a presidenta do Diretório Municipal do PSOL-Belém, Araceli Lemos , assinaram nesta sexta-feira, 16, a carta-compromisso da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. Formado pela parceria de empresas de organizações não governamentais, o programa oferece ferramentas para as cidades brasileiras atingirem o desenvolvimento nos aspectos econômicos, social e ambientalmente sustentável. A assinatura ocorreu durante um encontro do programa, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a presença de Oded Grajew.
“Hoje, o cidadão tem o mínimo de consciência social de ter que pensar no futuro de forma a ancorá-lo no presente”, defendeu Edmilson, no evento de lançamento do programa em Belém. O Cidades Sustentáveis reúne uma agenda com 12 eixos a serem cumpridos pelos gestores municipais: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local, dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opção de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; e do local para o global.
Segundo o Banco Mundial, as cidades são responsáveis por 80% da emissão de gases de efeito estufa. No Brasil, a população urbana chega a 85%. O programa promete valorizar os candidatos a prefeito que confirmem o compromisso com as cidades sustentáveis com o repasse de informações estratégicas, troca de experiências com outras cidades. Edmilson, que ainda não formalizou pré-candidatura à Prefeitura de Belém, ficou de confirmar a assinatura do documento após as convenções partidárias.

Um comentário:

  1. 100 % Edmilson Rodrigues: Justiça Social, Cultura, Saúde ...Parabéns ! Alessandra Sena Garcia.

    ResponderExcluir