quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia da Mulher - Edmilson entrega comenda à advogada Mary Cohen

Mary Cohen, advogada e defensora dos direitos humanos: Coemnda Isa Cunha

Na sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que a Assembleia Legislativa do Pará realizará na próxima quinta-feira, 8, é secretária da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mary Cohen, será uma das homenageadas com a Medalha Comemorativa "Isa Cunha". A indicação de Cohen foi feita pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL).
Mary Cohen é natural de Santarém. Ela participou da criação do Comitê pela Ética na Política junto à CNBB Norte 2, responsável pelo recebimento de denúncias que já levaram à cassação de vários políticos por compra de votos e abuso do poder econômico; integhrou a Comissão de Combate à Grilagem de Terra do Tribunal de Justiça do Estado, que cancelou títulos suspeitos de grilagem; acompanhou casos de repercussão nacional de violência contra trabalhadores no campo; foi assistente de acusação na ação movida contra os acusados de assassinar a missionária Dorothy Stang; e representou a OAB-PA na Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou mais de 1 mil denúncias de pedofilia no Pará, que resultou na prisão e denúncia de empresários e políticos, entre outros.
Para Edmilson, homenagear Mary Cohen é consolidar o reconhecimento do povo paraense à atuação da advogada, que recebeu o Prêmio João Canuto, concedido pela ong Humanos Direitos, no ano passado.
O nome da medalha homenageia a reconhecida militante paraense Isabel Cunha, conhecida como "Isa Cunha", já falecida, que fundou a Sociedade Paraense de Direitos Humanos (SDDH) e o Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC).

2 comentários:

  1. A Dra Mary Cohen é merecedora de todasas homenagens. Na defesa dos direitos humanos, ela se destaca como uma grande mulher.
    Parabéns Edmilson pela indicação e a Dra Mary pela merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  2. É uma grande mulher... Merecedora!!!

    Fabiano Gomes

    ResponderExcluir