sexta-feira, 2 de março de 2012

A cara da crise - Toda noite em Washington milhares de pessoas dormem sem teto

A pobreza cresce no país capitalista mais rico do mundo


A minoria próspera está imune às crises e lucra cada vez mais


Da Rede UBUNTU -crisis-de-civilizacion-y-paradigmas-alternativos@googlegroups.com

Washington - Estatísticas recentes mostram que a cada noite em Washington, capital dos Estados Unidos, mais de 6.500 pessoas dormem sem um teto que os abriguem. Ativistas apontam que famílias inteiras estão em situação de pobreza e este número continua a crescer.
Esta é a história de algumas pessoas que durante anos não conseguiram arranjar emprego, nem receber ajuda estatal.
Lolita McDaniel é uma mulher que trabalhava, tinha uma casa e seus filhos na escola. Hoje não tem emprego, está sem casa e sem seus filhos. Desde 2003 está à procura de emprego. Enquanto lê o jornal, ela faz uma pausa para dizer o que considera o pior de seu desamparo.
"Meus filhos ficavam raramente longe de mim, só quando iam para a escola e depois ficavam em jornada de tempo integral. O que eu quero é reunir os meus filhos, cuidar delese ter um emprego normal das 9 as 17 horas ", diz Lolita, para quem a perda da custódia de seus filhos tem sido, sem dúvida, a provação mais forte dos últimos anos.
"Eu penseique agora que não iam ficar comigo iria ser mais fácil conseguir trabalho, mas foi o contrário", disse ela.
Segundo relatos da Washington Legal Clinic(Clínica Legal de Washington), mais de 2.000 famílias procuram abrigos do governo na capital dos EUA, mas só há espaço para 400. Para os demais, a saída da indigênciadepende de um novo emprego, mas para aqueles que estão há muitos anos fora do mercado de trabalho as novas tecnologias podem ser um complicador.
Consultamos o caso de Lolita com Neil Donovan que lidera uma coalizão nacional de organizações que ajuda pessoas desabrigadas. Ele ficou comovido pelo drama desta mulher.
"Como nação, devemos olhar para este caso e dizer, sim, essa pessoa não pode resolver só o seu problema, precisamos ajuda-la e não a ajudamos tirando-lhe seus filhos, masfornecendo-lhe recursos adicionais para que possa lidar com o problema. Temos prejudicado as mulheres em todo o país ao tratar a todas igualmente; em casos como este há pessoas que dependem delas e, como resultado, também carregam a responsabilidade de sustentar seus filhos ", disse Neil Donovan, diretor executivo da Coalizão Nacional para os Sem Abrigo.
Mesmo nas melhores famílias
O paradoxo é que Washington, a capital de um dos países mais poderosos do mundo, tem o maior número per capita de pessoas desabrigadas em todo o país. E a maioria deles são famílias.
Em uma noite, em média, mais de 6.500 pessoas nessa cidade não têm onde dormir, incluindo 1.500 crianças. Isto representa um aumento de cinco por cento em comparação com anos anteriores. Os de mais sorte refugiaram-se em abrigmantidos pela prefeitura, os demais dormem em parques ou nas entradas da estação de trem.
O perfil dos sem-abrigo mudou com as condições econômicas no país. Muitos dos sem-teto têm atualmente emprego, mas tem que decidir entre comer ou pagar por um teto para dormir.
"Se você tivesse me perguntado há um tempo atrás que é o protótipo do mendigo, a minha resposta teria sido um homem mais velho com má sorte na vida, alguém com problema de dependência química. Hoje a resposta é: uma família ou alguém que trabalha e tem que comer, mas sua casa foi embargada ou o apartamento onde morava foi expropriado. Estes são os indigentes que estão desabrigadas por curtos períodos de tempo ", disse Donovan.
Donovan disse que "há uma má gestão do problema da falta de moradia em Washington, na medida em que o governo federal teve que assumir a administração de serviços aos desabrigados, mas ele passou as rédeas para uma agência igualmente incompetente" .
Má gestão leva a situações como aquela enfrentada por Willard. A noite antes de ser entrevistado pela RT, este artista de rua não conseguia entrar em um dos abrigos oferecidos pela prefeitura porque este estava lotado. Hoje, o que ocupa a sua mente é outra necessidade.
"Eu gostaria de ver um dos meus amigos fabulosos que me levasse para comer" disse, sem hesitação, Willard Lake.


Fotos: Arquivo/Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário