quinta-feira, 8 de março de 2012

Viramundo - Repressão a estudantes no Chile ressuscita a tortura, denunciam entidades


Do Portal Carta Maior

Santiago - A polícia chilena está no olho do furacão. Durante o ano passado, os estudantes sofreram na carne seu excesso de força. Muitos jovens denunciaram detenções ilegais, arbitrarias e até tortura nos quartéis policiais, o que fez piorar ainda mais a relação entre a sociedade civil e os Carabineros em matéria de respeito aos Direitos Humanos em democracia.

No início deste ano, os advogados da Organização Não Governamental “Assessoria Cidadã” expuseram diante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos um levantamento com 117 casos de abusos policiais, cometidos pelos Carabineros nas mobilizações estudantis de 2011.

Mesmo assim os abusos continuam. Este ano também ocorreram violações aos direitos humanos dos estudantes. No dia 19 de janeiro passado, um menor foi torturado por carabineros em um quartel policial de Santiago após ser detido em um protesto estudantil. “Foi um menino de 17 anos que passou por um momento horrível. Enfiaram sua cabeça na privada e o golpearam, entre oito, dentro de um banheiro. Houve um carabinero que baixou as calças, ameaçador. É um caso que esperamos que vá para a Justiça. Depende da família”, diz Marta Cisternas, observadora de Direitos Humanos.

A tortura, como um fenômeno sistemático desde que começaram as marchas dos jovens chilenos em 2011, foi denunciada à imprensa internacional pela atual vice-presidenta da Federação de Estudantes do Chile, Camila Vallejo: “Isto não ocorreu porque um carabinero teve vontade ou porque teve um descontrole, mas é recorrente em todas as manifestações e isso tem relação com uma política que está por trás. Queremos saber se há carta branca para que façam o que queiram ou vem ordens para cada manifestação”, sustentou.

Mais, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário