A Escola em Regime de Convênio (ERC) Umarizal, que atende 350 crianças da 1ª à 4ª série no bairro do Barreiro, em Belém, foi comunicada por técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que precisará fechar as portas devido à precariedade das instalações físicas. A situação está sendo criticada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), na sessão da Assembléia Legislativa do Pará, nesta quarta-feira, 28.
A notícia do fechamento da escola chocou as famílias dos alunos, que vivem em situação de extrema pobreza. A escola atende a comunidade desde o ano de 1984. Não foi apresentada nenhuma alternativa à solução das instalações da unidade. As crianças terão que ser remanejadas para outra escola distante de suas casas.
“A situação da educação paraense é vergonhosa. A educação precisa ser tratada como prioridade de Estado para assegurar a qualidade do serviço ofertado à população”, defendeu Edmilson. Ele apresentou moção para que a Seduc encontre uma solução ao problema, evitando que as atividades da escola sejam interrompidas.
O psolista lembrou que o Barreiro é uma das áreas de maior concentração de famílias sob condição de risco social e o papel da escola é muito importante para impedir que crianças e adolescentes acabem sob o domínio das redes criminosas ligadas ao tráfico de drogas.
Assessoria de Imprensa
jatene nao tem o direito de fecha a escola que o sr. memoria colocou no barreira para atender as crianças, que são carentes de educação, pois foi so no tempo do governo do povo q elas tinha vez, pois foi ampliada as escolas ines marajo e comadante klautal; foi construido as creches ere e iza cunha e foi iniciada a reconstrução da creche na ps. sao sebastiao
ResponderExcluiro barreiro quer mas educação, pois nem escola de ensino meio tem ainda, jatene so deixou uma quadra de esporte chamada zenaldo abandonada
att
erinaldo ramos
barreiro