quinta-feira, 15 de março de 2012

Viramundo - Estados Unidos - Integrantes do Occupy protestam contra proposta de lei que restringe manifestações

Integrantes do movimento Occupy Wall Street protestaram, nesta quinta-feira (15/03), nas ruas de Washington, capital dos Estados Unidos, contra a assinatura do presidente Barack Obama de uma proposta de lei que restringiria manifestações ou acontecimentos políticos em torno de edifícios governamentais.

Os manifestantes alegam que a iniciativa viola os direitos constitucionais, pois restringe o protesto pacífico. O Occupy Wall Street diz que a lei evitará que ocorram protestos em zonas de livre expressão e pode ser usada pela polícia para dispersar manifestações quando houver eventos como a próxima reunião do G8, que será realizada em Camp David, Washington, ou quando houver reuniões bilaterais nos EUA.

Eles alegam ainda que, devido à imprecisão da linguagem utilizada na elaboração da proposta, podem ser presas pessoas que reclamem em voz alta de um político dentro da chamada "zona de proteção". Também é questionado um dispositivo da lei que pune com até dez anos de prisão pessoas que carregem "objetos perigosos".

Em protestos realizados na capital nos últimos dias, os manifestantes colocaram fitas na boca para simbolizar a perda da liberdade de expressão e denunciam que a proposta viola os direitos previstos na Constituição dos EUA.


Fonte: Operamundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário