quarta-feira, 14 de março de 2012

Edmilson requer fiscalização no complexo minero-metalúrgico de Barcarena

Moção apresentada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) na Assembleia Legislativa do Pará, nesta quarta-feira, 14, visa que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará fiscalize a situação dos trabalhadores do complexo minero-metalúrgico do município de Barcarena, onde funcionam as empresas Albrás e Alunorte, hoje de propriedade da transnacional Norsk Hydro.

Edmilson destacou que a Associação em Defesa dos Reclamantes e Vitimados por Doenças de Trabalho na Cadeia Produtiva do Alumínio e Afins no Pará (ADRVDT-Pa) conta com 200 associados e atende, em média, cinco pessoas diariamente em Barcarena(entre empregados diretos e indiretos do complexo) com orientações sobre como proceder frente aos acidentes de trabalho, às doenças ocupacionais, ao assédio moral e como acessar o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“É dramática a situação dos trabalhadores da Albrás e da Alunorte, vítimas de constantes doenças ocupacionais e de toda sorte de assédio por parte da direção dessas grandes empresas. É dever desta Casa (Alepa) defender os interesses dos trabalhadores”, destacou Edmilson. Ele apontou o descaso dos órgãos públicos, a exemplo do INSS, que desconhece algumas lesões como doenças ocupacionais; a dificuldade para obtenção de laudos médicos destinados à geração de provas processuais; e a banalização com que, de acordo com as vítimas, se realizam as perícias médicas.

Anteriormente, Edmilson denunciou a contaminação de rios, igarapés e do solo pelas atividades minero-metalúrgicas iniciadas há 27 anos, queafeta milhares de famílias de Vila do Conde e dos assentamentos urbanos no entorno do distrito industrial.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário