domingo, 4 de março de 2012

Belém, 400 anos - O porto da cidade: entrada da Amazônia

1900: o porto de Belém antes da construção dos armazéns

O convite para a cerimônia de início das obras de construção dos novos armazéns da Port Of Pará
Os armazéns em fase de montagem: cartão postal

O porto de Belém nas primeiras décadas do século XX

O prédio da Port Of Pará, depois SNAPP, atual CDP

No início do século XX a Amazônia despontava como a maior produtora de borracha do mundo. Com isso crescia a afluência da navegação e logo surgiu a necessidade de se construir um porto em Belém, pois os trapiches existentes na época eram ineficientes, perigosos e enfeiavam a cidade. Portanto, Belém estava fadada a ser uma grande metrópole, pois sua privilegiada situação geográfica no estuário amazônico lhe garantia, futuramente, tornar-se um importante centro urbano, pois praticamente todo o comércio da região, forçosamente, teria que passar pelo seu Porto.

O homem de negócios, natural da Pensilvânia - Estados Unidos, Percival Farquhar (1864-1953), depois de participar da organização da LIGHT AND POWER em São Paulo e no Rio de Janeiro, recebeu autorização para executar diversas obras no cais da cidade de Belém, através do Decreto n.º 6.283, de 20.12.1906, conseguiu a concessão para explorar os serviços portuários, através da empresa PORT of PARÁ Co.

Percival Farquhar retirou todos os trapiches existentes em frente à cidade e no mesmo local construiu o Porto de Belém, inaugurando em 02.10.1909, 120 metros de cais e o primeiro armazém de 20 por 100metros. Quatro anos depois, em 1913, o Porto já estava com 1.718 metros de cais acostável e 15 armazéns.

O Decreto Lei n.º 2.154, de 27.04.40, criou a SNAPP – Administração Autônoma dos Serviços de Navegação da Amazônia e de Administração do Porto do Pará e o Decreto Lei n.º 2.436, de 22.07.40, passou para a União as instalações portuárias de Belém.

Fonte: site da CDP/Fotos: Web

Um comentário:

  1. Deputado confiamos em sua luta pelo direito dos concursados que ainda aguardam nomeação.
    por isso pedimos que o sr cobre da sespa a prorrogação da validade do concurso c 153,o qual tem sua validade expirando em agora em abril de 2012,pois até o momento o governo não se pronunciou sobre a prorrogação do referido concurso e isso tem deixados os concursados angustiados diante da possibilidade desse cvoncurso não ser prorrogado
    por isso dep,nos pedimos que o sr interfira nessa situação e exija da sespa a prorogação do concurso c 153

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