quarta-feira, 25 de abril de 2012

Servidores da UFRA e da UFPA paralisam hoje


Os servidores federais da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), incluindo os docentes, realizam paralisação de 25 horas nesta quarta-feira, 25. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) manifestou apoio ao movimento, que busca pressionar o governo federal a cumprir o acordo assinado com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, em 2011, que prevê o reajuste de 4% no salário-base e a reestruturação da carreira docente até março deste ano.
A mobilização dos servidores da UFPA e da UFRA se soma a luta de 31 entidades integrantes do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais, espalhadas por todo o país, que buscam melhores condições de trabalho, remuneração e qualidade no serviço público.
“Mesmo obtendo recordes de arrecadação a cada mês, o governo federal continua drenando a maior parte dos recursos do Tesouro para o pagamento da dívida interna e externa, favorecendo os especuladores nacionais e internacionais, enquanto as áreas essenciais do serviço público ficam à míngua, especialmente no tocante à valorização profissional dos servidores”, criticou Edmilson. “No biênio de 2011-2012, o governo decretou 0% de reposição das perdas inflacionárias no salário dos servidores, mas concedeu ao empresariado aproximadamente R$ 155 bilhões em isenção fiscal. Um verdadeiro escândalo.”
O deputado apresentou moção em solidariedade aos servidores da UFRA e UFPA que seria apresentado na Assembléia Legislativa do Pará, na sessão ordinária desta quarta-feira, 15. Mas, devido à falta de quorum, o documento será protocolado na semana que vem. O teor do documento será levado ao conhecimento do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais, à Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) e ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). 
Assessoria  de Imprensa

Um comentário:

  1. Queria saber que marmota é essa da SEAD em não conceder reajuste de 5 % nos vencimentos dos servidores da SEFA, do DETRAN, dos policiais e bombeiros? Qual é a lei que veda tal decisão, se o reajuste é isonômico e corrige as perdas causadas pela inflação dos ultimos doze meses? Engraçado que na página eletronica da SEAD há um trecho do anuncio: "Todos os servidores públicos do Estado do Pará recebem, a partir deste mês de abril, aumento de 5% no contracheque referente à inflação acumulada no país nos últimos doze meses."

    ResponderExcluir