terça-feira, 17 de abril de 2012

Massacre de Eldorado completa 16 anos. Os assassinos estão soltos.

Nesta terça-feira, 17 de abril, completam-se 16 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, uma das piores matanças executadas pelo Estado brasileiro nas últimas décadas. A data foi lembrada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), na Assembleia Legislativa do Pará. Ele apresentou moção em solidariedade aos 19 trabalhadores rurais mortos e às dezenas que foram feridos e mutilados. A moção também homenageia as pessoas que lutam pela reforma agrária e pelo fim da impunidade dos crimes no campo.

“A chacina é uma ferida aberta que desafia a consciência nacional. Não se concebe que um crime desta grandeza possa permanecer impune. É emblemático que nenhum dos autores desse hediondo crime esteja atrás das grades. A raiz da tragédia jamais foi investigada, o que reforçou o clima de impunidade e ensejou que novas matanças fossem realizadas no sempre conflagrado campo paraense”, criticou Edmilson, na tribuna.

No dia 17 de abril de 1996, centenas de trabalhadores rurais ligados ao Movimento Sem-Terra (MST) interditaram o trecho da PA-150, na Curva do S, no protesto pela desapropriação da fazenda Macaxeira pelo avanço da reforma agrária. “Os laudos periciais e as provas testemunhais recolhidas à época reiteram que se tratou efetivamente de uma matança premeditada e cruel. As tropas militares, que cumpriram ordem direta e expressa do então governador Almir Gabriel para desobstruir ‘a qualquer custo’ aquele trecho da PA-150, já chegaram atirando e perseguindo, até a morte, os trabalhadores que resistiram àquele ataque brutal”, destacou Edmilson.

Cópia da moção será encaminhada ao MST, à Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDH), à Comissão Pastoral da Terra (CPT) e à Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pará (OAB-PA).

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário