segunda-feira, 16 de abril de 2012

Memória Viva - Ahmed Ben Bella, líder da revolução argelina, morre aos 96 anos

Ahmed Ben Bella, uma vida dedicada à libertação dos povos

Do Portal Último Segundo

Ahmed Ben Bella, o primeiro presidente da Argélia e um dos históricos líderes da luta pela independência em relação à França morreu nesta quarta-feira em sua casa, na capital Argel, aos 96 anos de idade.

O comunicado da família que informou o falecimento do ex-presidente não explicou a causa da morte. No mês passado, no entanto, o ex-líder foi levado ao hospital militar de Ain Naadja quando se queixou de deconforto.

O carismático Ben Bella, símbolo da ideologia pan-arabista assim como do movimento anticolonial, foi presidente da Argélia de 1963 até 1965, quando sofreu um golpe militar pelo então ministro de Defesa Houari Boumedienne.

Ben Bella ficou preso até 1980. Depois ele seguiu para um exílio na Suíça até retornar ao país em 1990.

Mais informações, aqui.

Nota do deputado Edmilson Rodrigues:

Tive a emocionante honra de conhecer esse ícone libertário em Florença-Itália por ocasião do Forum Social Europeu em 2002, quando ainda era prefeito de Belém do Pará. Com ele participei de uma mesa redonda que tratou do mundo unipolar sob comando dos Estados Unidos da América, ou seja, o período da globalização neoliberal e sua perversidade sistêmica expressa no desemprego, na miséria, da dizimação de populações inteiras pela fome estrutural, na destruição dos direitos sociais conquistados através de longas e dolorosas jornadas de lutas dos trabalhadores em todo o mundo, das guerras avalizadas ou á revelia da ONU, do autoritarismo dos estados cada vez mais fortalecidos para reprimir os que vivem do trabalho em favor da mercantilização de tudo e da concentração de riquezas nas mãos de poucos oligopólios.
A sabedoria de Ben Bella, sua altivez e coerência revolucionária são exemplos para o seu povo e para toda a humanidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário