Moção do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) cobra das autoridades governamentais a urgente fiscalização das condições precárias de trabalho no Consórcio Construtor de Belo Monte, na região do Xingu. Mais de 5 mil operários entraram em greve por melhores salários e condições dignas de trabalho. O estopim da manifestação foi o acidente de trabalho que levou à morte o empregado Francisco Orlando Rodrigo Lopes, de 34 anos, no último dia 28. a moção foi apresentada nesta terça-feira, 3, na Assembleia Legislativa do Pará.
“Planejada para ser a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, a construção de Belo Monte é exemplo de crimes ambientais, de violações sociais e do descumprimento de leis trabalhistas. Estudos demonstram que (Belo Monte) jamais produzirá os 11 mil Mw/hora prometidos, mas no máximo 4.500 Mw/hora. Esse é o modelo de desenvolvimento que queremos para a Amazônia?”, questionou Edmilson.
A moção também marca a solidariedade aos trabalhadores. Cópias do documento serão enviadas ao Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Consórcio Belo Monte.
Assessoria de Imprensa
Foto: Rodolfo Salm
Nenhum comentário:
Postar um comentário