terça-feira, 17 de abril de 2012

Edmilson quer que MP apure fraudes no Ipamb

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) pediu que o Ministério Público do Estado investigue as denúncias de irregularidades no Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), ocorridas durante a gestão do prefeito Duciomar Costa. O pedido foi formalizado por meio de moção, apresentada na sessão desta terça-feira, 17, na Assembléia Legislativa do Pará. A fraude na folha de pagamento dos servidores municipais pode chegar a R$ 3 milhões, segundo matéria publicada no último final de semana, pelo jornal Diário do Pará.

Conforme a reportagem, um grupo de seis pessoas, sendo cinco delas servidoras municipais, realizava compras em valores vultosos, inclusive de televisores e notebooks, nas redes de farmácias que mantém convênio com o Ipamb. Com o uso do Cartão do Servidor é possível realizar compras e descontar os valores no contracheque dos compradores, mas a fraude consistia em debitar a dívida de terceiros servidores.

Os cinco servidores são temporários do Ipamb: Renato Spinelli, coordenador do Núcleo de Informática (Ninf) e à época diretor geral em exercício; Paula Carolina Sótão Vieitas, esposa de Renato Spinelli, lotada na Controladoria; Diego Saavedra, lotado no Ninf; Maiko Orlando Pereira Oliveira, também lotado no Ninf; e Janeluci Sótão, tia de Paula Carolina, e cuja lotação não foi apurada. A identidade da sexta pessoa, que teria se passado por servidor municipal é de conhecimento apenas da direção do Ipamb.

“A denúncia foi levada ao conhecimento do gabinete do prefeito Duciomar. Criaram uma comissão de sindicância específica para apurar o caso, apesar de existir a Comissão Permanente e Anual de Processo Administrativo Disciplinar e de Sindicância. Isso reforça a suspeita de haver uma eventual operação-abafa para obstruir a correta e rigorosa investigação dos malfeitos”.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário