quarta-feira, 11 de abril de 2012

Na mida da mídia - Alepa: Quatro pessoas são presas por fraudes com ONGs

Quatro pessoas, entre elas dois servidores da Assembleia Legislativa do Pará (AL), foram presas na manhã de ontem, durante operação batizada de “Fukushima”, que teve a participação de promotores do Ministério Público do Estado, de delegados do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, além de policiais militares.
A operação investiga a existência de fraudes na aplicação de dinheiro de convênios assinados pela AL com Organizações Não Governamentais (ONGs). Entre as irregularidades está a não prestação de contas, o que levanta suspeitas de que as entidades eram usadas como fachada para desviar dinheiro dos cofres públicos.
Os contadores Gilberto Silva e Karla Noely Guimarães Marques; a chefe de gabinete do deputado Divino dos Santos (PRB), Silvana Helena Lobo da Silva, e a funcionária do gabinete, Maria Soreia da Silva Nascimento, tiveram a prisão temporária decretada. Devem permanecer detidos pelos próximos cinco dias para prestar esclarecimentos. O Ministério Público Estadual (MP) cumpriu também, na manhã de ontem, nove mandados de busca e apreensão de documentos.A determinação judicial partiu do juiz Pedro Pinheiro Sotero, titular da 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares. Vários locais, como casas e sedes de ONGs, foram visitados para recolher documentos e computadores.
Segundo o coordenador do Grupo Especial de Prevenção e Repreensão às Organizações Criminosas (Geproc), Milton Menezes, a fraude iniciou a partir de ONGs e projetos que eram implantados com o dinheiro da AL. “As entidades solicitavam a verba para aplicar no projeto e, provavelmente, desviavam esse dinheiro, pois nenhuma prestação de contas foi aceita”, comentou.

Para ler a íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário