quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sessão especial discute pensão a "Soldados da Borracha"

Sessão especial da Assembleia Legislativa do Pará vai resgatar a memória e a dignidade de brasileiros que atuaram como ‘Soldados da Borracha’, nesta quinta-feira, 26, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), auditório João Batista. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), milhares de brasileiros de todas as regiões do país foram convocados pelo presidente Getúlio Vargas a se estabelecerem na Amazônia para trabalhar nos seringais, produzindo a borracha necessária à indústria bélica, por meio do Acordo de Washington, assinado entre o Brasil e os Estados Unidos. Mas, após a guerra, esses homens foram abandonados.

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol) e reunirá representantes de órgãos públicos que poderão garantir o acesso desses heróis nacionais à pensão vitalícia do governo federal.Sempre atento à defesa dos direitos humanos, Edmilson destaca que cerca de 60 mil soldados da borracha, dentre esses, quase a metade desapareceu na selva amazônica ou morreu em razão das péssimas condições de transporte, alojamento e surtos epidêmicos. “O pior é que após o fim da guerra, os Soldados da Borracha foram abandonados pelo Estado brasileiro. Somente após a Constituição de 1988 é que uma pensão passou a ser direito desses trabalhadores, mas as dificuldades para consegui-la são enormes”, destaca.

O defensor público do Pará, Carlos Eduardo Barros, criou o Projeto Soldado da Borracha, que visa resgatar a história desses heróis anônimos e possibilitar o acesso deles à pensão vitalícia concedida pelo governo brasileiro. O defensor é um dos convidados da sessão especial, assim como os Ministérios Públicos Estadual e Federal, entidades de defesa dos direitos humanos, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e outros órgãos.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário