quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sessão especial discutirá situação dos ‘Soldados da Borracha’

Com o objetivo de resgatar a memória e a dignidade de brasileiros que atuaram como ‘Soldados da Borracha’ será realizada uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A sessão, proposta pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol) reunirá diversos órgãos do governo para discutir o assunto e mobilizá-los para, entre outras coisas, garantir o acesso desses heróis nacionais à pensão vitalícia do governo federal. O benefício tem tido aplicação ineficaz e não está fazendo justiça social com os milhares de brasileiros que vieram de todas as regiões do país para trabalhar nos seringais na selva Amazônia, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A sessão especial será realizada no dia 26 deste mês, às 9h, no auditório João Batista, da Alepa.

Sempre atento à defesa dos direitos humanos, Edmilson destacou em seu requerimento que solicita à sessão especial, que dos cerca de 60 mil soldados da borracha, quase a metade desapareceu na selva amazônica ou morreu em razão das péssimas condições de transporte, alojamento e surtos epidêmicos. O número é bem maior que o de soldados combatentes na Itália. Dos 20 mil enviados, morreram 454. “O pior é que após o fim da guerra, os Soldados da Borracha foram abandonados pelo Estado brasileiro. Somente após a Constituição de 1988 é que uma pensão passou a ser direito desses trabalhadores, mas as dificuldades para consegui-la são enormes”, destacou o deputado no requerimento.

O defensor público do Pará, Carlos Eduardo Barros também foi destacado pelo deputado, no documento, em função dele ter criado o projeto Soldado da Borracha, que pretende resgatar a história desses heróis anônimos e possibilitar o acesso deles à pensão vitalícia concedida pelo governo brasileiro. O defensor é um dos convidados para participar da sessão especial, assim como os ministérios públicos estadual e federal, entidades de defesa dos direitos humanos, INSS e diversos órgãos do governo federal e estadual.

Os ‘Soldados da Borracha’ foram recrutados durante o governo do então presidente Getúlio Vargas para trabalhar na produção de borracha nos seringais amazônicos e assim atender ao Acordo de Washington entre o Brasil e os Estados Unidos.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário