quarta-feira, 25 de abril de 2012

Adiada votação das PPP’s na Alepa

Nesta quarta-feira, 25, seria votado na Assembléia Legislativa do Pará, o projeto das PPPs (PL nº 210/2011), de autoria do governo do Estado, que autoriza a parceria público-privada em setores estratégicos do serviço público que prestam serviços essenciais à população, como saneamento, segurança e saúde, entre outros. Mas faltou quorum à sessão ordinária. Compareceram ao plenário apenas os deputados estaduais Edmilson Rodrigues (PSOL), Nélio Aguiar (PMN) e Júnior Hage (PR).

Do lado de fora do prédio-sede da Alepa, sindicalistas dos Urbanitários e dos Bancários, especialmente da Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa) e do Banco do Estado (Banpará), marcavam oposição ao PL com protesto. O PSOL é contra o projeto e não participará de nenhuma tratativa com o Executivo a respeito do tema, pois não vê avanço nesse modelo de privatização dos serviços públicos essenciais, que afetam diretamente a vida da população.

“Privatização rima com negócios nebulosos, que concentram o lucro nas mãos de poucos e empurra o prejuízo para a sociedade. É incrível que após a crise financeira da Celpa, com a iminente ameaça de ‘apagão’, ainda exista quem faça a defesa deste modelo de destruição do patrimônio público”, criticou.

O projeto foi apresentado pelo governo em dezembro de 2011 e tramitou com velocidade pelas comissões, nas quais receberam pareceres favoráveis para a aprovação. Só não foi votado e aprovado ainda no ano passado porque houve a resistência do movimento sindical e de alguns deputados. Mas o PL retornou para a pauta e poderá ser votado na próxima quarta-feira, 2.

 “Os recursos públicos têm que ser investidos em políticas de Estado em favor do povo e não do capital privado, sobretudo quando se trata de serviços essenciais que afetam diretamente a população”, completou.

 Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário