quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Educação Pública - Edmilson reivindica 10% do PIB para a educação


Moção apresentada na Assembleia Legislativa do Pará pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues, líder do PSOL, reforça a reivindicação dos educadores e estudantes para que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam investidos na educação brasileira. A moção foi protocolada na terça-feira, 30.

Na moção, Edmilson aponta as estatísticas estarrecedoras da educação que precisam ser superadas pelo Brasil: 14 milhões de analfabetos; crianças que chegam ao final do ensino fundamental sem saber ler e escrever corretamente; e 1,5 milhão de jovens fora da escola. Ainda de acordo com ele, dentre os jovens que seguem adiante no estudo, 50% chegam ao ensino médio na idade adequada e apenas 14% atingem o ensino superior, mas apenas 26% desses conseguem cursar uma universidade pública.
O deputado critica o Projeto de Lei 8.035/10, que cria o novo Plano Nacional de Educação (PNE) ampliando a aplicação do PIB no ensino dos atuais 5% para 7% até 2020.

A moção será enviada para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Coordenação Social e Popular (CSP-Conlutas), os Diretórios Centrais dos Estudantes da Universidade Federal do Pará (DCE-Ufpa) e da Universidade Estadual do Pará (DCE-Uepa) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Foto: Site Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário