sábado, 3 de setembro de 2011

Belém, 400 anos - Espanhóis - Andaluzia sob os trópicos



Belém nasceu sob a égide da União Ibérica (1580-1640), o tempo em que Portugal e Espanha tiveram um único rei. Em 1616, o monarca era Felipe III. De fato, muito antes disso, os espanhóis, seguindo o rastro de Colombo, chegaram antes dos portugueses aos confins da Amazônia. Levaram daqui os primeiros relatos sobre a nova terra, entre eles a incrível história das mulheres guerreiras que deram o nome ao grande rio.
No século XVII e princípios do século XVIII, os espanhóis disputaram do solo ao mapa a soberania sobre a Amazônia. Foram necessários vários acordos e tratados para por termo a essas contendas.
Os primeiros grupos de imigrantes chegaram ao Pará no início do século XIX, quase sempre por razões políticas, ainda no contexto das guerras napoleônicas na Europa e das guerras de independência na América.
Foi a partir de 1890, contudo, que a imigração tomou corpo com os projetos de colonização na região Bragantina, especialmente os núcleos de Benjamim Constant e Benevides. Tratava-se de um plano de assentamento de imigrantes europeus, de origem mediterrânea, para o trabalho na lavoura.


Fotos e textos: Belém dos Imigrantes - história e memória (2004) - Exposição organizada pelo Museu de Arte de Belém (MABE). Textos: Aldrin Moura Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário