sexta-feira, 13 de maio de 2011

Humanos Direitos - PSOL denuncia perseguição contra procurador da República que luta pelos povos da Amazônia

O deputado estadual Edmilson Rodrigues usou de seu tempo nesta quinta-feira, 12, na tribuna do plenário da Assembléia Legislativa, para protocolar uma moção de apoio e solidariedade ao Procurador da República, Felício Pontes Junior, e alvo de processo por parte da empresa Norte Energia S.A (NESA).

Na moção, Edmilson parabeniza Felício pela postura que ele apresenta com relação à situação das populações amazônidas e indígenas, especialmente a população que vive à margem do rio Xingu.

Felício é forte apoiador de uma decisão contrária à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e tem firme postura na defesa dos povos do Xingu que estão sendo ameaçados pela construção da usina. O procurador também é autor de vários artigos que falam sobre os processos judiciais envolvendo a usina e os impactos sociais, ambientais, políticos e econômicos do projeto.

Por conta disso, a empresa pediu, através de representação no Conselho Nacional do Ministério Público, o afastamento de Felício das ações envolvendo Belo Monte. A moção protocolada por Edmilson será enviada ao Ministério Público federal (MPF-PA), ao Procurador geral da República, Roberto Gurgel, ao movimento Xingu Vivo Para Sempre, à Ordem dos advogados do Brasil e à Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário