sexta-feira, 6 de maio de 2011

Criação de novos estados - Edmilson é contra divisão do Pará

Edmilson concede entrevista ao jornalista Jean Teles, da TV Record


Em entrevista à TV Record, nesta sexta-feira, 6, o deputado estadual Edmilson Rodrigues destacou ser contrário à divisão do Estado. De acordo com o líder do PSol, a divisão do Pará atende a interesses de setores econômicos, como o agronegócio e a mineração. “Essa divisão, se ocorrer, só trará mais miséria e empobrecimento do Estado, aumentando os índices de desmatamento e trabalho escravo, como já ocorre em outros estados que foram divididos”, disse o deputado, fazendo referência ao Mato Grosso do Sul e Tocantins, que possuem modelos de desenvolvimento que só acirram as desigualdades sociais e beneficiam os grandes capitais.
O deputado ressaltou que a alegação dos políticos e setores sociais favoráveis à divisão de que há ausência do Estado nessas regiões do Tapajós e de Carajás é frágil. Segundo Edmilson, a ausência do Estado ocorre também em Belém, e é motivada pela falta de uma política que descentralize o atendimento de políticas públicas. “O que o povo quer são políticas públicas que melhorem suas vidas, como saúde, educação, geração de renda, e não a divisão do Estado”, disse Edmilson, que acredita que a criação de sub-governadorias, em áreas pólos, como Tapajós, Carajás, Xingu e Marajó, com representações das diversas secretarias governamentais para atender a população poderia combater esse sentimento de ausência do Estado.
Edmilson cita um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e que demonstra a inviabilidade da divisão do Estado, em três: Pará, Tapajós e Carajás. De acordo com o estudo seriam necessários cerca de R$ 5 bilhões para efetivar a mudança. O novo estado do Tapajós, por exemplo, gastaria cerca de 40% de seu PIB para a implantação da estrutura governamental necessária a seu funcionamento.“A solução não é dividir. Dividir seria, sim, um problema. A solução é pensar o Pará como um todo e ter políticas públicas desenvolvidas para todos os paraenses, que são um povo só, irmão, e que precisa ter ações de Estado que contribuam para a construção de uma sociedade mais solidária, fraterna e feliz”, concluiu Edmilson.


Foto: Assessoria de Imprensa

2 comentários:

  1. Caro,Edmilson Rodriguês achei interesante o seu
    ponto de vista sobre a divisão do Pará em três.
    Mas só quero lembrar a região nordeste do Estado do Pará esta abandonado pelo poder público,Como por exemplo:Tucuruí-Pa. Chegou a hora de lembrar os Deputados aliados do governo que Nós existimo.
    Sou a favor da divisão do estado.

    sem mais e nem menos, um abraço companheiro

    ResponderExcluir
  2. Como se nós não estivéssemos abandonados também. Sou morador de Belém, e aqui também falta a implantação da tão sonhada politica pública decente. Portanto, dividir não é a solução correta. SOU CONTRA A DIVISÃO de nosso estado, que só é alimentada por poucos que desejam cargos políticos, e mineradoras com interesses escusos, além do fortalecimento deste sentimento separatista devido ao nosso estado estar infestado de fazendeiros e grileiros de minas, goias e muitos outros estados.

    ResponderExcluir