domingo, 1 de maio de 2011

Tortura made in USA - Suspeito de vazar papéis secretos é refém do governo Obama




Que os Estados Unidos são uma democracia de araque, que pratica abertamente a tortura e a violação dos direitos humanos de prisioneiros, como em Guantanamo, muitos já sabem.
Mas permanece pouco divulgado o terrível drama do soldado Bradley Manning, 23, preso há quase um ano sob a acusação de ter vazado documentos secretos para o site Wikileaks, com denúncias de atrocidades cometidas pelas tropas estadunidenses no Iraque e no Afeganistão.
Durante todos esses meses, Manning foi mantido incomunicável, sendo submetido a tortura e a maus-tratos. Até na semana passada, ele permaneceu preso em dependências militares, sem poder tomar banho de sol e submetido a tratamento cruel. Por meses a fio ele não teve contato com qualquer ser humano, confinado em solitárias e sem poder fazer exercícios físicos. Segundo as entidades que lutam por sua libertação, organizados na rede "Free Bradley Manning", o jovem soldado já apresenta sintomas de graves sequelas em decorrência das violências a que esteve submetido.
Sua transferência para uma prisão no Estado do Kansas foi decorrêncioa direta da pressão internacional e de mais de 530 mil assinaturas digitais em uma petição dirigiada ao governo Obama, responsável direto pela prisão e tortura do militar.
Para se engajar nesta luta é bastante fácil. Acesse a rede Avaaz e seja mais um a engrossar o grito contra a postura ditatorial do governo de Washington.

Um comentário:

  1. As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
    Os Imperialistas dos EUA, que se julgam os “guardiões” dos direitos humanos, legalizam a tortura, invadem e destroem nações soberanas; financiam ataques utilizando armas bizarras das mais avançadas tecnologias bélicas que imolam a vida de milhares de pessoas.
    Além disso, os imperialistas arrasam países inteiros, jogando suas populações na miséria ao promoverem sangrenta ocupação e destruição. Do mesmo modo, estabelecerem ditaduras títeres, que assassinam centenas de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes; além da assolação econômica e social e, tudo isso, simplesmente para atender aos interesses dos monopólios do capital.

    ResponderExcluir