sexta-feira, 25 de março de 2011

Resistir é preciso - Lançado protesto virtual contra o voto de Luiz Fux



Em pouco mais de 24 horas a campanha virtual de protesto contra o voto do ministro Luiz Fux, o algoz da Lei da Ficha Limpa, já alcançou quase 40 mil apoiadores. A cada minuto muitos mais se juntam a essa jornada de protesto e de resistência à injustiça institucionalidada.
Veja como você também pode participar dessa iniciativa do site Avaaz, clicando aqui.

4 comentários:

  1. Sou simpatizante do Psol, mas a decisão do Luiz Fux foi a mais acertada, constitucionalmente.
    O processo foi alterado (ainda que pro bem, mas poderia ser pro mal) antes de um ano das eleições. Isso é vedado, peremptoriamente.
    No futuro haveremos de valorizar a preservação da Constituição.
    No que pese ter beneficiado ( caso isso efetivamente ocorra)um troglodita de direita e corrupto, como é o Jader, o Ministro provou não ter medo de opinião pública nem de pressão casuística.
    Lembremos que a opinião pública nem sempre é acertada, nem sempre é democrática. Basta ver que se submetêssemos a questão da diminuição da idade penal a opinião, fatalmente a direita poderia se livrar de nossos garotos que poucas oportunidades dispõem, são mais vítimas que algozes.
    Assim é o caso de Césare Battiste, militante de esquerda perseguido pela direita ultraconservadora do Brasil e do Mundo.
    Não tenho dúvida, que nesse caso, o ministro Fux preservará o mandamento constitucional: a ultima decisão em matéria de extradição cabe ao presidente da república e pronto.
    Outro exemplo é a da lei da anistia, o ministro preservará a constituição. Dirá: não prescreve nem é anistiável crimes contra a dignidade da pessoa humana (tortura e assassinatos político). Militares assassino poderão, pelo ministro, sentar nos bancos dos réus.
    Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  2. Cara Regina,

    Não concordamos com sua opinião.
    O ministro Fux, indicado que foi, segundo dizem pelo governador peemedebista do Rio de Janeiro, proferiu um voto polêmico, que está muito longe de ser aceito como posição unânime entre os juristas.
    A própria votação no STF - 6 X 5 - já demonstra isso.
    Ele optou por uma das leituras possíveis da Constituição, aquela registrada no art. 16. Pergunta-se: e a moralidade, que também é uma cláusula pétrea, não deveria também ser considerada?
    Seguidas sentenças dos tribunais superiores, em particular no TSE, já haviam firmado o entendimento que a lei da Ficla Limpa não alterou o processo eleitoral, mas apenas fixou com maior propriedade - e rigor - as condições de elegibilidade.
    O que Fux e os outros cinco ministros do STF fizeram foi resolver a polêmica a partir do senso mais conservador e positivista.
    Objetivamente seu voto favoreceu o que há de pior na política brasileira. Você duvida?
    Sobre os próximos votos de Fux só o futuro dirá.
    Não é possível, depois do papelão de quarta passada, fazer qualquer prognóstico.
    Um forte abraço,
    Equipe do Somos Todos Edmilson

    ResponderExcluir
  3. A decisão do ministro foi um tapa na cara da sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  4. O voto do ministro Luis Fux mostrou, infelizmente, que hoje o PT é um partido de direita. Fui militante histórica e ainda acreditava que o PT era um partido de esquerda que tinha se corrompido, um partido de esquerda que tinha feito concessões para governar, um partido de esquerda que havia cedido à Realpolitik. O voto do Fux foi um tapa na cara mesmo, foi revelador, ao menos para mim: hoje o PT é um partido de direita, mais moderno, com ideias mais avançadas que o PSDB, o DEM e outros, mas de direita, ou seja, de preservação das estruturas injustas, dos privilégios de quem tem o poder. Eles não vão incomodar ninguém, não vão ousar nada, porque mudaram radicalmente de fidelidade, porque agora se reconhecem mais na elite do que nos trabalhadores. As votações do STF são uma grande farsa. Nelas se percebe claramente que não há letra da lei, há interesses e interpretações. Infelizmente, não são os interesses da maioria do povo brasileiro que são defendidos lá, mas os dos corruptos.

    ResponderExcluir