quinta-feira, 17 de março de 2011

Direitos Humanos - Combate ao tráfico humano terá CPI no Pará



O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) integrará a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará denúncias de tráfico humano no Pará. O requerimento de criação da comissão é do deputado Carlos Bordallo (PT), mas desde que foi protocolado foi apoiado, de imediato, pelo líder do PSol, que tem militância histórica na defesa de direitos humanos. O anúncio da comissão foi feito na sessão da última quarta-feira, 16, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). “Não é possível fechar os olhos diante de um crime tão cruel, que violenta centenas de adolescentes e jovens de nosso Estado e do país. É preciso investigar e punir os culpados”, destacou Edmilson.

A temática de combate ao tráfico humano é uma das bandeiras do PSol, que também nesta semana conseguiu, através da senadora Marinor Brito, instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Humano no Senado. Autora do requerimento, a senadora do PSol conseguiu, também na última quarta-feira, 16, assinaturas de 27 senadores para a criação da comissão. Marinor deverá presidir a CPI do Tráfico Humano.

Recentemente, a imprensa nacional tornou pública operações realizadas pela polícia em São Paulo e que resgatou dezenas de adolescentes e adultos paraenses que haviam sido traficados do Pará para serem explorados sexualmente na capital paulista. As denúncias de tráfico humano no Pará para os grandes centros já foi pauta na imprensa local e nacional diversas vezes nos últimos anos. O tráfico humano é considerado o segundo crime que mais movimenta dinheiro em todo o mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas. Estima-se que ele movimente cerca de US$ 30 bilhões por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário