terça-feira, 22 de março de 2011

CPI da Corrupção - Para Edmilson, a pressão da sociedade faz a diferença





A entrada da polícia na investigação sobre as denúncias de corrupção na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) voltou a ser pautado na imprensa. A partir desta terça-feira, 22, o delegado Rogério Moraes, da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) passará a investigar o caso e será o responsável pela instauração de um inquérito policial para apurar, entre outras coisas, as responsabilidade penal dos suspeitos de participação no esquema, que incluía estagiários e servidores fantasmas, nepotismo direto e trocado, empréstimos altíssimos e contracheques recheados de gratificações sem base legal, além de nomeações em atos secretos.
O deputado estadual Edmilson Rodrigues, que é autor de um requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos denunciados pela imprensa, ressaltou a importância da CPI. "É necessário que o próprio Poder Legislativo conduza as investigações porque o constrangimento é muito maior de ter que ver essa Casa sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela polícia", disse o deputado, que foi quem solicitou em audiência com o MPE, logo depois das primeiras denúncias publicadas na imprensa, que o órgão designasse um promotor para acompanhar as investigações do caso. O promotor Arnaldo Azevedo, que já solicitou a investigação da Polícia Civil.
O líder do PSol acredita que as diversas investigações que estão sendo realizadas, somada ao apoio da imprensa e a pressão da sociedade poderão contribuir para que os demais deputados da Alepa percebam a importância da CPI para a recuperação da imagem daquela Casa de Leis. "Acredito que a pressão da sociedade, as investigações policiais e do Ministério Público, assim como o apoio da imprensa poderão contribuir em muito para que essa CPI seja instalada", disse Edmilson, que já conseguiu a adesão da bancada do PT, somando nove assinaturas. Para a CPI ser instalada é necessário mais cinco assinaturas para chegar ao teto mínimo exigido, que é de 14 assinaturas.

Nas fotos, Edmilson concede entrevistas sobre seu pedido de CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário