segunda-feira, 7 de março de 2011

Maré de resistência - Pescadores contra Belo Monte


Será no dia 14, segunda-feira. Nas ameaçadas águas, um protesto inédito: pescadores de Altamira, Porto de Moz, Vitória do Xingu e Gurupá levantarão a voz contra Belo Monte e a arrogância do governo federal que insiste em atropelar a lei e o bom senso para impor seu polêmico projeto.
Convidado para participar do evento, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), enviou aos organizadores a seguinte mensagem:

"Parabéns pela iniciativa. Nunca na história deste país presenciou-se tanta violência institucionalizada através do governo e da justiça contra a Amazônia, seus povos tradicionais, suas cidades; contra a soberania nacional.
Cada vez fica mais claro o fato de que o governo abriu mão de governar em favor da nação e o poder judiciário, com raras exceções, julga sempre ao lado do governo, que coloca a Advocacia Geral da União (AGU) para advogar a favor das grandes multinacionais da água e da energia.
É triste essa realidade. É triste essa violência contra o Estado de Direito que os poderes constituídos juram respeitar.
É inaceitável o desdém para com nossas riquezas naturais, nossos povos indígenas e amazônicas em geral.
Somente a rebeldia e ações organizadas como essa chamarão a atenção das forças democráticas e populares do Brasil e do mundo contra esse projeto bárbaro.
Declaro-me absolutamente solidário.
Infelizmente não poderei estar com vocês neste importante e necessário ato de resistência.
Na segunda-feira, 14, será realizada uma sessão especial na Assembléia Legislativa, requerida por mim, que irá debater o futuro do Banpará e os direitos dos seus empregados, que reagem às ameaças de privatização que o governo pretende perpetrar contra essa instituição, ao invés de transformá-lo em Banco de fomento ao desenvolvimento socioeconômico de nosso estado, através de linhas de crédito aos pequenos e médios empreendedores.
Apesar de não poder participar diretamente da pescaria, expresso meu desejo de pleno sucesso à programação.
Xingu Vivo para sempre!
Edmilson Rodrigues
Deputado pelo PSOL – PA"

Um comentário:

  1. Sabe-se que a união é detenora de todas as áreas nacionais, nós não somos donos de nada somos sómente posseiros, nós temos somente o direito da posse da terra,falando assim percebe-se que nada poderemos fazer contra os poderosos do nosso país , e o pior de tudo isto; é que após a liberação desta hidrelétrica, terá mais sete além de Belo Monte para por em funcionamento, é só liberar Belo Monte e a destruíção de nossas florestas esta decretada, então para eles quem são os Indios, talvez nada e nem ninguém, para estas pessoas eles não sentem fome, medo, dor, amor, direito a vida, com todas as politicas públicas ainda é um povo sacrificado, discriminado, humilhado, então pense bem o que será que representa a adversidade, tanto faz que vivam ou morram, as pessoas, os animais, as árvores os rios.Que sentimento existe nestas pessoas, o sentimento de enriquecer os seus bolsos, suas famílias. Para mim que sou conservadora das boas memórias, pois eu tive infância , vivi e vivo belas coisas, belos momentos, aprendi a admirar a beleza das flores do verde, do azul do céo, do mar da chuva, enfim de tudo belo que Deus criou. Por outro lado isto tudo é culpa do povo, que não sabe votar, e que quer o progresso, mas o mais importante é que esta energia, não será para o povo Paraense, os incentivos fiscais só da parte da hidrografia e com muito baixo subsidios. É lamento muito, é o poder dos que podem, dos que mandam e o silêncio dos fracos. Para mim, o silêncio e a derrota de alguém.Por causa do silêncio, inocentes perderam a vida.

    ResponderExcluir