quarta-feira, 30 de março de 2011

Direitos Humanos - PSOL quer punição de deputado carioca que insultou negros e homossexuais

O deputado estadual Edmilson Rodrigues protocolou nesta quarta-feira, 30, moção de repúdio ao ato de racismo do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Em entrevista dada ao programa CQC, na noite da última segunda-feira, 28, na TV Bandeirantes, o deputado disse que seria uma “promiscuidade” um filho dele se apaixonar por uma mulher negra. “Esse deputado é um ‘abutre da democracia’ porque prega o ódio e o preconceito a negros e homossexuais, não respeita as diferenças e os direitos humanos. E por se tratar de um parlamentar, que deveria ser vigilante no cumprimento das leis, é preciso que ele seja punido”, disse o deputado.
Bastante emocionado, o líder do PSOL disse ter ficado revoltado ao ver que pensamentos que tem estreita ligação com o fascismo e nazismo ainda existam e sejam disseminados na sociedade. “O sonho de uma sociedade justa, igualitária, democrática e feliz não pode abrigar um pensamento fascista de verdadeiros ‘coveiros de sonho’ e que querem impedir a construção de um mundo melhor”, ressaltou o deputado, que usou a tribuna por duas vezes para fazer críticas ao deputado.
Ao tentar se defender do seu ato de racismo, o deputado investiu contra homossexuais, alegando que havia entendido que a apresentadora Preta Gil teria feito uma pergunta, questionando a possibilidade de envolvimento de um filho seu com um gay. “Além de atacar a mulher brasileira e as negras em particular, cometendo crime de racismo, o deputado ainda investe criminosamente contra homossexuais, em claro e insofismável ataque de homofobia”, diz o deputado no texto da moção. Edmilson pede que a moção seja encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Maia, ao Procurador Geral da República e Roberto Gurgel, solicitando providências para que o deputado seja punido, inclusive criminalmente, pelos seus ataques de preconceito.

Um comentário:

  1. REPUDIO AO MAU EXEMPLO
    A União de Negros pela Igualdade no Pará – UNEGRO/PA – entidade com mais de 23 anos forjados na batalha incessante contra o racismo, as desigualdades de gênero e de classe social e que incansavelmente defende o exercício pleno da cidadania pela população negra brasileira repudia as manifestações racistas, preconceituosas,homofobicas do deputado federal Jair Bolsonaro.
    Para nós da UNEGRO/PA a manifestação do Deputado Federal Bolsanaro não é algo isolado e sim a materialização do pensamento de determinado setor da sociedade brasileira que fomenta o racismo e o ódio a homoafetividade.Faz parte da resistência dos que são contra as conquistas que o povo brasileiro tem alcançado na luta por igualdade de oportunidade e espaços reais de inclusão social.
    Por isso, temos que unir a sociedade brasileira para repudiar e sepultar tais manifestações evitando, assim, que esse tipo de pensamento venha a tomar corpo como nos regimes nazistas,pois só traz atraso para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa sociedade.
    Vanderlei Pinheiro-Presidente Estadual da UNEGRO/PA

    ResponderExcluir