terça-feira, 29 de março de 2011

Humanos Direitos - Em defesa dos direitos dos autistas


O deputado estadual Edmilson Rodrigues protocolou um projeto de lei que pretende criar um sistema integrado de atendimento a pessoas com autismo. O projeto foi protocolado no dia 22 deste mês e pretende definir diretrizes conjuntas das diversas áreas que devem atuar no atendimento especial e global das pessoas que têm autismo.
Em seu pronunciamento, o líder do PSol citou como exemplo o professor e Doutor em Música, Reginaldo Cruz, que possui um filho com autismo. De acordo com Edmilson, o pai músico desenvolveu uma metodologia para ensinar crianças com autismo a tocar instrumentos musicais. O filho dele, que é adolescente e já está no ensino médio toca de forma brilhante piano, além de falar outros dois idiomas, além do português. “Esse professor está ensinando os professores da escola de seu filho a atendê-lo. Mas, não é o pai que tem que fazer isso, é o Estado que tem que prover esse atendimento a todas as pessoas que tem autismo”, disse Edmilson.
O projeto de lei prevê que as crianças e pessoas de um modo geral que tenham autismo recebam atendimento de educação, além de psicológico e de assistente social. Ou seja, as secretarias de governo devem trabalhar de forma integrada para garantir o atendimento necessário para dar dignidade a essas crianças. O projeto de lei foi falado, novamente, nesta terça-feira, 29, pelo deputado Edmilson, que ressaltou a importância da sessão especial sobre Autismo que será realizada na próxima quinta-feira, 31. A sessão especial será realizada a pedido da deputada estadual Ana Cunha e, na ocasião, a orquestra infanto-juvenil de violoncelistas da Amazônia se apresentará, já que desenvolve um trabalho musical com crianças autistas e com outras necessidades especiais.

7 comentários:

  1. Só um parêntese: O professor Reginaldo Cruz é um dos homens mais amorosos, humanos e brilhantes que conheci. Além de merecer parabéns pela metodologia desenvolvida merece aplausos pelo imenso amor que devota à música e aos especiais. D.

    ResponderExcluir
  2. Deputado Edmilson voce tem toda razão ao citar o Professor Reginaldo Cruz ele é simplesmente extraordinário,foi o primeiro a lançar o método em Belem do Pará e os jornai,televisão,rádio estão aí para confirmar,

    ResponderExcluir
  3. Parabens Deputado Edimilsom Rodrigues,por ter colocado no seu pronunciamento o Professor Reginaldo Cruz,ele é um professor conhecedor da area meu filho estuda com ele,melhorou bastante da ansiedade que tinha,muito bom

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a sua postura na tribuna Deputado Edmilson Rodrigues,eu estava lá,só achei estranho a Deputada Ana Cunha falar que o seu Projeto de lei é incontitucional,será inveja,e gostei muito da sua postura firme em que voce cita o Professor Reginaldo Cruz,que eu não o conheço pessoalmente mas só escuto excelente comentários a seu respeito,e por bem dizer já lí várias materias dele no jornal OLiberal,Diário do Pará,Amazonia,e tambem matérias na TV Lberal,TV Nazaré,TVcultura e outas emissoras.Parabens Deputado não é por acaso que voce foi um dos mais votados

    ResponderExcluir
  5. Deputado Edmilson Rodrigues, tenho um filho autista de 8 anos, e fiquei muito interessada em conhecer o professor Reginaldo Cruz, que você citou. Por que não convidam-o para dar uma palestra?.

    ResponderExcluir
  6. Assisti a reunião no auditório da assembléia legislativa sobre autísmo,e não gostei da apresentação das crianças tocando violoncelo,primeiro porque os autístas que estavam incluídos no meio,não estavam tocando ou seja só movimentavam os dedos, quem tocava era os não autístas.Sendo assim sempre é bom verificar antes os autístas tocarem isoladamente,para depois sim apresentarem junto com os outros.Tinha autísta que não era autísta.Deputado Edimilson Rodrigues sou pedagoga e devemos ter cuidado com essas fundações que estão surgindo.Muitos paes que já passaram por essa casa da esperança me falaram que não gostaram e que seus filhos não tiveram melhora,e o valor cobrado por cada criança era muito elevado.Muitos apelidaram de casa da ganancia.É bom físcalizar bem de perto essa intituição e voce verá a verdade.Toda vez é isso, acaba o dinheiro e que não há verba para a casa.Espero que vossa excelencia consiga aprovar o seu projeto de lei,logo quebraria a direção da verba,ou seja não iria só para casa da esperança mas tambem para outras instituições que trabalham com nescessidades especiais,tem várias em Belém, que por não ter apoio político acabam no anonimato.Deputado Edimilsom Rodrigues tente investigar e verá o que digo,claro que não quero dizer que a casa da esperança não seja legal eles procuram fazer o que podem,mas pelo amor de Deus investigue por favor para que essas crianças não fiquem depois chupando o dedo.Outro ponto que notei na reunião foi quando a Deputada Ana Cunha chamou qualquer pai para representar os Autísta e o que eu ví, um pai que é membro da instituiçao,assim fica estranho voce não acha.Se voce contar quntos paes de autísta tinham na reunião foi minoria o ideal seria um pai ser escolhido para falar.Não estou derrubando a instituição quero que eles consigam fazer realmente, ajudar essas crianças,tambem sou aposentada e não pretendo trabalhar com autísta nem tenho interesse de montar qualque fundação,só estou colocando minha opinião.Por isso investigue uns dois anos atraz para verificar o que aconteceu.Deputado Edimilson Rodrigues coneço sua trajetória política e sei que sempre lutou pelos menos favorecidos,e pelo grande político que é estou lhe dando algumas infomações que por sinal não partiram da minha pessoa e sim de alguns paes.Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Deputado Edimilsom Rodrigues parabens pela sua colocação sobre o professor Reginaldo Cruz,ele conseguiu atravez da musicoterapia ajudar a mamãe quando estava com drepessão.Ele é um excelente professor,porque voce não o convida para se filiar no PSOL,seria uma grande força para o partido e é honesto e tem bom caráter.Tente convidalo ele conhece muitas pessoas e elas gostam dele e tem muitos alunos que são apaixonados pelas suas aulas.

    ResponderExcluir