quarta-feira, 23 de março de 2011

Luta e Resistência - Edmilson homenageia os 89 anos de fundação do Partido Comunista no Brasil






Atento à importância de manter viva a história daqueles que lutaram contra a ditadura e a opressão, o deputado Edmilson Rodrigues protocolou nesta terça-feira, 23, requerimento em homenagem aos 89 anos do Partido Comunista. Fundado em 25 de março de 1922, o requerimento destaca que o PC reuniu diversos nomes importantes da história do comunismo no Brasil, alguns quase anônimos, quase esquecidos, mas cujos nomes deveriam estar imortalizados, identificando praças e logradouros de todo o país.
No documento, Edmilson destaca o nome do paraense Henrique Felipe Santiago, um motorneiro, sapateiro, marítimo, que estudou até o quarto ano primário e foi o primeiro comunista a ser eleito deputado estadual no Pará. O líder do PSol também fez referência a outros nomes, como Neuton Miranda, Paulo Fontelles, Paulo Fontelles Filho, Socorro Gomes e tantos outros que sonharam e se dedicaram à construção de um mundo mais humano, igualitário e feliz. O requerimento solicitou que a Alepa aprovasse votos de congratulações pelo transcurso dos 89 anos às direções nacional e estadual do PC do B e do PCB e foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais da Casa.

Nas imagens, os nove fundadores do Partido Comunista, no congresso de Niterói, em 1922, e o líder paraense, Henrique Santiago, o primeiro deputado estadual comunista eleito no Pará, em 1947.

Um comentário:

  1. Vale lembrar que o maior romancista paraense, uma pessoa de alma de luz chamado Dalcídio Jurandir abraçou a causa comum. Dele as seguintes palavras: "A guerra veio demonstrar que os comunistas são os mais dedicados amigos da liberdade, do povo e sempre mais próximos do futuro. Tudo sacrificaram pela honra do Partido que é a honra do povo e o mais rico legado das lutas populares para as gerações de amanhã", isto em 1945. D.

    ResponderExcluir