sexta-feira, 4 de março de 2011

Educação de qualidade - PSOL propõe plebiscito nacional para garantir 10% do PIB para a educação


O deputado federal Ivan Valente protocolou esta semana na Câmara, um projeto de decreto legislativo propondo a realização de um plebiscito nacional em 2012 acerca da destinação de 10% do PIB para a educação pública no país. O texto, apoiado por mais de 180 parlamentares de diferentes partidos, parte do princípio de que a decisão política sobre a elevação dos recursos para o desenvolvimento da educação no Brasil é um desafio de natureza estratégica para o país.
“A fixação de metas que obriguem a um investimento de recursos capaz de realmente elevar a qualidade da educação nacional e de garantir a todos os brasileiros e brasileiras o direito à educação é uma medida urgente e necessária”, justificou Ivan Valente. “Todos os países desenvolvidos que alavancaram para o futuro não deixaram de fazer investimentos maciços em educação durante longos períodos e tiveram resultados muito favoráveis a seu desenvolvimento”, acrescentou. Japão, Coréia do Sul e países da Europa chegaram a gastar de 10 a 17% do PIB em educação, durante décadas, até consolidarem seu sistema nacional de educação.
O objetivo principal da realização do plebiscito é envolver amplamente a população brasileira neste debate, proporcionando um comprometimento da sociedade com a questão educacional a ponto da educação ser de fato tratada como prioridade nacional. No ano passado, a Conferência Nacional de Educação (CONAE) apontou a necessidade urgente de elevação dos investimentos no setor, sob pena do Brasil condenar seus jovens a um futuro sem perspectivas de inclusão em uma sociedade cada vez mais exigente em termos de formação acadêmica e cidadã.

Para saber mais, clique aqui.

2 comentários:

  1. Endosso a proposta do plebiscito “10% do PIB para a Educação Pública” à medida que no seu bojo tenhamos um amplo e múltiplo espaço de debate, envolvimento, proposições e comprometimento da população com uma Educação Cidadã de Qualidade, para todos e todas.

    Abraços Fraternos,
    Juramir Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Edmilson, seja a voz dos professores na Assembléia Legislativa, parece que mais um concurso público para professores vai virar lenda!!! Isso é brincadeira.

    ResponderExcluir