segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cabanagem, 177 anos - A revolução dos pés descalços no coração da Amazônia

Daqui a poucos dias, em 7 de janeiro, a Revolução Cabana completará 177 anos, contados da tomada vitoriosa da capital do Grão-Pará pelas "classes infames", como nos lembra Décio Freitas em seu antológico estudo sobre o mais importante movimento de rebeldia no Brasil do turbulento período regencial.
O trecho a seguir foi retirado da série de documentários produzido pela TV Cultura de São Paulo sobre a obra de Darcy Ribeiro (O povo brasileiro, 1995). Vale a pena ler e refletir sobre a mensagem transmitida por esse grande gênio do século XX.

Um comentário:

  1. “segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
    Extra! Extra! Sespa poderá gastar até R$ 14,3 milhões em eventos em 2012. É mais do que a secretaria gastou em Atenção Básica em 2010. E mais: preços unitários das refeições custarão até cinco vezes mais do que a própria Sespa pagou em 2011.

    É incrível, mas verdadeiro: a Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa) poderá gastar até R$ 14,3 milhões na realização de eventos, neste ano eleitoral de 2012.”

    Com este título, a blogueira Ana Célia Pinheiro, no seu blog A Perereca da Vizinha, escancara a farra que será perepetrada pelo governo? da tucanalha em 2012! Uma verdadeira roubalheira com o dinheiro público.

    ResponderExcluir