domingo, 15 de janeiro de 2012

Entrevista - Edmilson Rodrigues: a arquitetura da política

Do Blog da Cristina Moreno

estou produzindo uma série especial para a página, e uma das fontes está localizada no bairro da cidade velha, precisamente na rua onde nasci e vivi minha infância, bem no miolo dessa estrutura histórica, de nossa capital. não visitava o bairro há longo tempo(não entrava no complexo), e, na esquina de um dos cruzamentos, refletindo sobre as várias placas nos imóveis de 'vende-se' e conferindo as mudanças daquilo que me habita a memória, deparo-me, com um arquiteto. estava um sábado escaldante, quando avisto essa fonte de palavras, no boteco do gilberto(morador eterno), sentado, olhando o tempo, depois de ler os jornais do dia - edmilson rodrigues, novo morador do bairro. conversei com o arquiteto edmilson rodrigues, mas, há política.... de cidades.

e com ele, inauguro mais uma série na página - política habitacional.

ex-prefeito de belém(40º) e atual deputado estadual pelo psol,edmilson rodrigues, 54, arquiteto pela universidade federal do pará, com especialização pelo naea(núcleo de altos estudos amazônicos) em desenvolvimento de áreas amazônicas, mestrado em planejamento do desenvolvimento urbano(também pelo naea), e que gerou a obra aventura urbana, e doutorado em planejamento territorial, ciências – geografia, pela universidade de são paulo(usp), fala sobre o bairro da cidade velha(arquitetura/patrimônio).

p – a cidade velha está com várias residências para venda, e alguns imóveis estão desabando....

r – belém é muito rica, em termo de patrimônio arquitetônico, de valor histórico. há um reconhecimento do iphan(instituto do patrimônio histórico e artístico nacional), de que realmente é um dos maiores acervos conjuntos. grandes monumentos deixados ainda do período do barroco jesuítico, como a igreja de santo alexandre, obras do landi, e uma série de outras obras importantes no centro histórico, especialmente na cidade velha. o importante é que nós temos aqui um conjunto de milhares e milhares de casas, de residências de pequeno porte, casarões com bastante envergadura, de engenharia, e com uma significativa beleza, portanto, em termos estéticos, de grande valor também. de modo que há conjunto valioso. qual é o problema? são casas muito antigas. e muitas das famílias, que foram famílias portuguesas, comerciantes, foram empobrecendo. hoje, há muitas viúvas, e às vezes, os filhos e os netos, se constituíram como empresários, professores, casaram, viajaram, ou, passaram a morar em outras áreas da cidade, e os remanescentes, mais idosos, não têm tido condições de investir para manter, o que é difícil manter, exatamente porque são construções feitas com técnicas não modernas, e muitas vezes a utilização da madeira com o barro, a madeira com a areia e o cimento, a taipa, o tabique, a madeira pura mesmo, utilizada nas estruturas ou mesmo no piso, na infraestrutura, realmente não é simples. nós temos mais de dois mil tipos de cupins e há cupim que vem da terra e que destrói a infraestrutura de madeira.

Siga lendo, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário