terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Edmilson luta pelo remanejamento de famílias do pólo industrial de Barcarena


O remanejamento e a indenização de mais de 10 mil famílias de comunidades existentes no pólo industrial do município de Barcarena, no Nordeste Paraense, foi assunto da audiência que o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) teve com o secretário estadual de Governo, Sidney Rosa, na manhã desta terça-feira, 31, no Centro Integrado de Governo (CIG), em Belém. Edmilson destacou que as comunidades estão afetadas pela poluição das indústrias. O secretário informou que o governo do Estado está fazendo um levantamento da situação no local com a participação da Prefeitura.

A expectativa do secretário é que, no próximo mês de fevereiro, seja concluído um plano de desenvolvimento para o município, que já está em andamento e vai prever a instalação de novos empreendimentos. Rosa garantiu que o plano será discutido com a comunidade numa audiência pública que deverá ser marcada para o mesmo mês.

O secretário pediu a participação do deputado Edmilson no diálogo com a comunidade. “Há interesses econômicos em jogo e o governo do Estado entrou como intermediador, o que é positivo. As famílias não querem continuar vivendo na poluição e as empresas querem se instalar lá (onde estão as comunidades)”, observou Edmilson.

Já existe um projeto das residências e prédios que serão construídas para atender as famílias a serem remanejadas e um terreno para a construção dos imóveis está sendo buscado com a participação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Também participaram da audiência, Petronilo Progênio Alves e Orlandina Margareth Tavares Ribeiro, membros do grupo de trabalho das comunidades afetadas. ”O que está lá não é bom e não pode ficar pior”, reconheceu Rosa.

Petronilo calcula que entre 10 e 15 mil famílias residem em pelo menos 12 comunidades existentes no pólo industrial de Barcarena, entre zonas rural e urbana. Entre as comunidades atingidas estão: Cuiruperé, Acuí, Maricá, São João, Pramajor Peteca, Arienga Rio, Santa Rosa, São Sebastião, Canaã, Dom Manuel, além da Vila do Conde, no centro urbano de Barcarena, e o Bairro Industrial.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário