segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Na mira da mídia 2 - Polícia prende 400 em protesto de ativistas do "Ocupe Oakland"


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


Cerca de 400 pessoas que participavam de um protesto do movimento anticapitalista "Ocupe", em Oakland, na Califórnia (EUA) foram presas ontem.

Manifestantes tentavam entrar em um centro de convenções e invadir os prédios da prefeitura e da Associação Cristã de Moços (YMCA, na sigla em inglês).

Os protestos começaram no sábado, e cerca de 2.000 pessoas entraram em confronto com a polícia.

Para dispersar os manifestantes, a polícia usou gás lacrimogêneo. Foi a ação mais violenta desde novembro, quando as autoridades tentaram retirar o acampamento do movimento da cidade e 32 pessoas foram presas.

A polícia decidiu agir depois que o grupo afirmou que usaria uma casa abandonada como centro político e ocuparia o aeroporto e a Prefeitura de Oakland.

O prefeito da cidade, Jean Quan, disse que o movimento tem de "parar de usar Oakland como seu playground". O porta-voz da polícia culpou um grupo "radical e dissidente" do "Ocupe" pela depredação de prédios.

Foram manifestações em Oakland que ajudaram o "Ocupe Wall Street", lançado em Nova York, a ganhar apoio. Os ativistas protestam contra os excessos do sistema financeiro. Na Califórnia a polícia é criticada por usar a força contra os ativistas.

Fonte: Folha de São Paulo (30/01/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário