quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tragédias anunciadas - PSOL aponta responsabilidade do governo federal

Para o Partido Socialismo e Liberdade – PSOL a ausência de políticas preventivas, priorização das verbas para banqueiros e corrupção estão na raiz do drama da época das chuvas.
PSOL repudia maus governos Federal, de MG e RJ que penalizam
a população pobre nos períodos de enchentes no sudeste brasileiro
Todos sabem que esse é o período das maiores chuvas, sobretudo na região Sudeste. Além disso, as mudanças climáticas dos últimos anos transformaram em rotina o aumento das precipitações. Num único dia ou em poucos dias cai toda a água prevista para um mês inteiro, como aconteceu no RJ, deixando uma das vitrines do país debaixo d’água. No norte e nordeste a situação não é diferente, como vimos no Maranhão ou no Pará.
Todas sabem, mas os governantes não fazem nada. Dilma começou seu governo durante as fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro, estado onde outros desastres afetaram a população de Niterói e Angra dos Reis. Ela integrava o governo Lula, quando as águas arrasaram Santa Catarina. Portanto, sabia o que aconteceria no início de ano.
Por isso os fenômenos naturais se transformam em desastres sociais, drama que aflige milhares de famílias ano após ano: perdas de vidas e de moradias em enchentes e deslizamentos. De forma cruel, desabrigados e desalojados vão se transformando em chavões rotineiros no noticiário nacional. Enquanto isso, ministros e governadores exibem o mais absoluto cinismo diante dos jornalistas.
O governo Dilma e os governos estaduais de Sergio Cabral (PMDB-RJ) e Anastasia (PSDB-MG) são responsáveis pelas catástrofes que neste momento afetam dois importantes estados da federação. Tanto o bloco governante, PT e PMDB, como a falsa oposição do PSDB nada oferecem ao povo trabalhador para evitar essa situação. Pior, sua política elitista em relação à Copa do Mundo e as Olimpíadas, desalojando populações pobres, produzirá o aumento das famílias que habitam áreas de risco.
É criminoso que 90% das verbas destinadas ao combate e prevenção de enchentes, do Ministério da Integração Nacional, sejam canalizadas unicamente para Pernambuco, estado do Ministro Fernando Bezerra. As denúncias de uso dos recursos públicos para favorecimento eleitoral do ocupante da pasta é uma síntese do descaso do governo federal com o problema dos desabrigados em nosso país.
As denúncias contra o Ministro Fernando Bezerra se inscrevem na lógica política dominante: o dinheiro público é usado em benefício dos partidos da chamada "base aliada". Desta forma, o Executivo retribui a sua "base" os votos para seus projetos de ajuste, privatizações e favorecimento do capital financeiro.

Para ler a íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário